Secretaria de Assistência Social participa do Encontro Congemas

Cerca de 2 mil profissionais de todo o país participam do 21º Congemas

Com o tema “Os desafios da Proteção Socioassistencial em contexto de restrição fiscal”, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM) participa do 21º Encontro do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), nos dias  7, 8 e 9 de agosto, em Belém-Pará.

O evento que está sendo realizado no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, reúne mais de 2 mil profissionais, entre assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, educadores sociais, prefeitos e gestores municipais e estaduais de todo o Brasil.

O colegiado chama atenção para o momento que tem passado o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) frente às consequências das severas restrições fiscais que estão sendo impostas. A programação conta com painéis, debates, oficinas e mesas redondas.

A secretária de Estado, Claire Cameli, juntamente com 6 técnicas, participam do evento que visa fomentar a defesa da seguridade social brasileira do Sistema Único de Assistência Social Foto: Cedida.

A secretária de Estado, Claire Cameli, juntamente com mais 6 técnicos, participam do evento que visa fomentar a defesa da seguridade social brasileira, do Sistema Único de Assistência Social e dar mais visibilidade a necessária regularização ao cofinanciamento federal e estadual, para manutenção e ampliação dos serviços e benefícios socioassistenciais.

O evento reúne mais de 2 mil profissionais, entre assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, educadores sociais, prefeitos e gestores municipais e estaduais de todo o Brasil Foto: Cedida

“Esse é um momento importante para discutir políticas de assistência social. Estamos aqui absorvendo conhecimento e garantindo dignidade para o nosso povo. Temos uma pauta importante que é o aumento da migração venezuelana que tem atingido várias capitais da Região Norte e o Acre é uma rota”, explicou Claire Cameli.

“Além de esclarecermos situações referentes ao programa Bolsa Família, Criança Feliz, Gestão Suas – Sistema Único de Assistência Social e Proteção Social Especial de Alta Complexidade”, completou a secretária de Estado.

Para Andréia Carla Lauande, presidente do Congemas, o 21º Encontro Regional do Colegiado se constitui como uma das políticas mais fortes da política de Assistência Social do país.

“Muitas são as demandas que se apresentam na contramão do trabalho do SUAS, a exemplo da PEC 95/2016, as ameaças de deterioração dos sistemas públicos de proteção social, em particular do SUAS, tem se concretizado em medidas objetivas de estrangulamento financeiro, produzindo a precarização dos serviços públicos e usurpação dos direitos sociais historicamente conquistados”, destacou a presidente do Congemas.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest