Empreendedorismo e educação

Secretaria de Empreendedorismo e Ufac definem acordo de cooperação técnica

Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo (Seet) e Universidade Federal do Acre (Ufac) elaboram os critérios do acordo de cooperação técnica entre as duas instituições com o objetivo de formalizar estágio de acadêmicos da Ufac nas ações da Seet. Os detalhes foram discutidos na primeira reunião entre a secretária da pasta, Eliane Sinhasique, a reitora Guida Aquino e o vice-reitor Josimar Batista na semana passada. A previsão de assinatura de acordo é para o início de fevereiro.

A Secretaria de Estado deverá recepcionar alunos dos últimos anos de cursos como o de Economia, Direito, Nutrição, Geografia, História e Sistemas de Informação durante o período de estágio obrigatório supervisionado.

Um documento está sendo elaborado para definir os detalhes do acordo que pretende servir como ponte entre o conhecimento acadêmico e a prática. A ideia é trazer a universidade para perto das pessoas que precisam de suporte e orientação nas áreas de contabilidade, logística, divulgação, formatação de preço de seu empreendimento.

Reitora Guida Aquino e secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique, em reunião com representantes das duas instituições para definir detalhes do acordo. (Foto: Assessoria Seet)

“Queremos dar a oportunidade para que estes universitários adquiram a experiência de auxiliar um empreendedor, entender um pouco da economia criativa, a enxergar possibilidades, trabalhar na prática com pessoas que estão empreendendo ou pretendendo empreender”, explica a secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique.

Entre as atribuições da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo no acordo está a de proporcionar atividades de aprendizagem social, profissional e cultural aos estudantes compatíveis com seus respectivos cursos.

O acordo de cooperação entre a Seet e a Ufac pretende promover uma cultura empreendedora entre os acadêmicos durante a graduação. A Ufac desenvolve projeto piloto de empresas juniores das áreas de engenharia elétrica e civil. Estes projetos podem servir de modelo para ampliar o número de cursos envolvidos nas incubadoras de empresas.