Parceria

Secretaria de Empreendorismo e Turismo assina acordo de cooperação técnica com a Ufac

Acadêmicos de seis cursos serão contemplados por dois acordos de cooperação técnica firmados entre governo do Estado e Universidade Federal do Acre (Ufac). Os acordos, assinados nesta quinta-feira, 21, pela secretária de Estado de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique, e pela reitora da Ufac, Guida Aquino, formalizam os critérios básicos do estágio supervisionado obrigatório dos cursos superiores e estabelecem os compromissos de oferecer suporte, acompanhamento e orientação para as Empresas Juniores da Autarquia do Ensino Superior.

Estudantes dos cursos de Economia, Direito, Nutrição, Geografia, História e Sistemas de Informação são os beneficiados nesta fase do acordo, que pretende promover uma cultura empreendedora entre os acadêmicos durante a graduação. A secretária Eliane Sinhasique informou que, a depender do espaço disponível na secretaria, até dez alunos poderão ser chamados para o estágio. Os estudantes serão selecionados pelas duas instituições.

Sinhasique destacou que os jovens acadêmicos irão fortalecer as ações da secretaria, que passou por uma fusão e pelo processo de enxugamento da máquina administrativa, e que precisa de pessoas para desenvolver as atividades de formalização das micro e pequenas empresas. “O nosso objetivo é formalizar os informais, medida que irá aumentar a arrecadação do estado ao mesmo tempo em que fortalece a geração de emprego e renda. Agradeço à reitora e à Ufac em nome do governador, Gladson Cameli”.

Sinhasique destacou que os jovens acadêmicos irão fortalecer as ações da secretaria. (Foto: Marcos Vicentti/Secom)

A reitora da Ufac, Guida Aquino, reconhece que o momento requer união e parceria. “Estamos vivendo um momento de impacto orçamentário. Fico grata pela parceria. Juntos somos mais fortes”, diz.  A Ufac desenvolve projeto piloto de empresas juniores das áreas de engenharia elétrica e civil. Estes projetos podem servir de modelo para ampliar o número de cursos envolvidos nas incubadoras de empresas.

Entre as atribuições da Seet no acordo está a de proporcionar atividades de aprendizagem social, profissional e cultural aos estudantes compatíveis com seus respectivos cursos.