Secretaria de Pequenos Negócios e Bujari articulam parceria

Parcerias institucionais e com o setor organizado fortalecem as políticas públicas (Foto: Assessoria SEPN)
Parcerias institucionais e com o setor organizado fortalecem as políticas públicas (Foto: Assessoria SEPN)

Bujari foi a primeira cidade a se aproximar para estabelecer mais parcerias com a Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) nesta gestão. O movimento de mulheres, junto à Secretaria Administrativa e à Secretaria de Agricultura do município, se reuniu para que políticas públicas do governo do Estado fossem amplificadas.

Em abril, haverá a 13ª edição da Feira do Peixe de Bujari. A piscicultura é uma das produções de destaque da localidade, junto à farinha, fruticultura, derivados do leite e hortaliças, segundo diagnóstico apresentado pelo secretário local de Agricultura, Jairo Pinheiro. “Queremos reativar o setor, contemplando os agricultores e movimentos de mulheres de Bujari”, ressalta.

A coordenadora estadual do Movimento de Mulheres Camponesas, Giovana Castelo Branco, explica a importância do apoio: “A autonomia econômica é uma das bandeiras do movimento de mulheres, pois permite que elas possam sair de círculos de dependência e violência por meio do seu trabalho e tendo seu sustento”. O grupo é formado por cerca de 50 mulheres, que já desenvolvem atividades com hortas e artesanato.

Outro destaque é a possibilidade de revitalização da obra “Vitrine Terra do Sol”, espécie de centro comunitário que será articulado para que o local abrigue empreendimentos. Na ocasião, o secretário de Pequenos Negócios Henry Nogueira apresentou ainda o Programa Estadual de Feiras Regionais como um meio para fortalecer a economia local. “As feiras movimentam a cidade e são ponto de venda para a produção, uma referência importante para o desenvolvimento dos pequenos negócios”, conclui.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter