Arte indígena

Secretaria de Pequenos Negócios realiza cadastro de artesãos em aldeias indígenas

Equipes da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) estiveram na última semana em Jordão realizando o cadastramento de artesãos indígenas. Ao todo, 421 cadastros foram realizados nas 34 aldeias do município.

No primeiro trimestre deste ano, o Estado alcançou 1,5 mil cadastros nas 22 cidades acreanas. Com isso, os artesãos recebem capacitação, acompanhamento técnico e equipamentos básicos para desenvolver suas atividades, além da possibilidade de participar de feiras nacionais.

O governo do Estado tem apostado na economia criativa (artesanato, gastronomia e design) e turismo de base comunitária como forma de gerar renda e inclusão social e fortalecer a identidade cultural da região promovendo o desenvolvimento sustentável a partir da economia criativa, com apoio do banco alemão KfW, ampliando os investimentos no setor.

Em Jordão, 421 artesãos são cadastrados no programa do artenasato acreano (Foto: SEPN)

Oscar Sérgio, gestor da SEPN, ressalta que essa é uma forma de valorizar a cultura e as tradições dos povos indígenas.

“Foram horas de viagem de carro e de barco para chegarmos às localidades, aldeias muito distantes, mas é impressionante cada trabalho, cada pintura. A cultura dos povos indígenas é muito rica e precisa ser valorizada por todos. As peças confeccionadas por eles encantam os visitantes das feiras regionais. Queremos que essas pessoas estejam incluídas nos programas do governo em apoio à SEPN, por essa razão estamos realizando o cadastramento”, disse o gestor.

Nos próximos dias, outras aldeias também serão visitadas pela equipe da SEPN para que novos artesãos sejam inseridos no programa do artesanato acreano.

O artesanato

Considerada uma atividade universal, o artesanato se diferencia no modo de fazer, no material empregado e nas formas ou padrões empregados em cada época e região e envolve algumas técnicas manuais, o que torna o profissional um artista, pois seus produtos são considerados obras de arte.

Artesanato indígena (Foto: SEPN)

O artesanato acreano é referência nacional por suas formas e cores tipicamente regionais e ganha novos espaços com a participação de artesãos em eventos nacionais que fomentam a economia no setor.

Desenvolvido também nas comunidades indígenas, o artesanato se destaca pela riqueza de cores e beleza e possui grande valor artístico, pois representa a expressão das diferentes culturas dos povos nativos.