Secretaria de Segurança intensifica fiscalização de bares em Cruzeiro do Sul

Ação faz parte do pacote de medidas do Governo do Estado para diminuir os índices de violência no Juruá

imagem_013.jpg

Delegado Cleilton dos Santos reforça equipe da Polícia Civil no vale do Juruá. (Foto: Onofre Brito)

Grande parte dos atos de violência registrados em Cruzeiro do Sul está relacionado ao consumo de bebida alcoólica, vendida em bares, abertos até altas horas da noite. Dentro do pacote de medidas tomadas pela Secretaria de Segurança Pública no sentido de diminuir a insegurança no município, a fiscalização foi particularmente intensificada. Uma equipe de três servidores reforça o Furepol, responsável pela identificação de quem está funcionando de forma irregular ou na ilegalidade.

Segundo informa o delegado de Polícia Civil, Cleilton dos Santos, cerca de 60% dos bares de Cruzeiro do Sul estão funcionando de forma irregular. Em alguns deles foi necessária uma readequação já que existem três categorias de licença para funcionamento de bares e alguns funcionavam em categoria diferente daquela para a qual foi licenciado.

Segundo o delegado, há uma portaria da Secretaria de Segurança que estabelece critérios para o funcionamento dos bares. Os bares que estão na primeira categoria podem funcionar até uma hora da manhã; os da segunda categoria até meia-noite e os da terceira categoria abrem de segunda a quinta-feira até as 20h e nos finais de semana (sexta, sábado e domingo) até 22h.

Muitos bares funcionam como segunda e primeira categoria, mas foram reenquadrados na terceira categoria.

O delegado explica que essa medida visa regulamentar o ambiente ao tipo de funcionamento. “A gente busca uma redução do índice de crimes contra a vida e ocorrências também no trânsito. Onde essa portaria foi de fato aplicada ela obteve um bom resultado. Isto vai dar mais tranqüilidade às pessoas que vivem próximo às regiões de bares. Um bar gera um transtorno para os moradores da vizinhança. Então o objetivo é voltado a melhorar a qualidade de vida da população” – disse.

O Furepol notificou os proprietários e eles têm buscado órgão para dar entrada nos procedimentos para regulamentação de seus bares. Para a regulamentação de um bar – segundo o delegado – existe a necessidade de uma inspeção da Vigilância Sanitária e também certidão do Corpo de Bombeiros atestando que aquele ambiente tem porta de saída, iluminação adequada, extintores contra incêndio, sanitários, etc. “O objetivo é trazer segurança para o frequentador do bar” – ajuntou.

 


Veja também:

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter