Aeronave será utilizada no enfrentamento ao crime e resgate de pacientes em regiões de difícil acesso

O governo do Estado do Acre recebeu da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) a doação de um helicóptero modelo AS 350 B2 (Esquilo) para ser utilizado em missões de combate ao crime e no transporte de pacientes em locais isolados. A aeronave possui duas turbinas e tem capacidade para transportar quatro passageiros e dois tripulantes.

A aquisição do moderno helicóptero foi liderada pelo governador Gladson Cameli. O gestor acreano não mediu esforços para garantir a doação ao mostrar que a aeronave é de extrema importância para o Acre, principalmente, por conta de suas peculiaridades geográficas.

A aquisição do moderno helicóptero foi liderada pelo governador Gladson Cameli Foto: Cedida

“Fomos oficialmente informados da aquisição sem nem um custo de um novo helicóptero que atenderá as nossas secretarias, principalmente a Saúde e Segurança Pública. Essa aeronave vai ajudar a combater o crime organizado e também terá a utilidade de serviço de resgate aéreo”, ressaltou Cameli.

A doação foi confirmada, oficialmente, no fim de junho. A partir de agora iniciam-se os trâmites legais para a conclusão da doação do helicóptero. A expectativa é de que a aeronave esteja sobrevoando os céus acreanos até o fim do segundo semestre de 2019.

“Quero agradecer ao secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theóphilo, e ao governo federal que atenderam prontamente ao nosso pedido e isso é uma grande conquista para o Estado porque essa aeronave irá nos trazer inúmeros benefícios”, enfatizou.

Esta é a segunda aeronave doada ao governo do Acre somente este ano. Em fevereiro, a Polícia Rodoviária Federal cedeu um avião bimotor Sêneca III com capacidade para sete passageiros e um tripulante ao Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).