Secretarias de Governo mobilizam servidores para combate à dengue

Na Educação e Meio Ambiente, funcionários recebem orientações para ajudar no trabalho de prevenção

dengue_professores.jpg

No auditório da Secretaria Estadual de Educação, professores e gestores aprendem que a prevenção é a melhor forma de combater a dengue (Foto: Assessoria SEE)

Para combater a dengue é fundamental ter o apoio de todos os segmentos da sociedade. Neste sentido, as Secretarias de Saúde e Educação se reuniram na tarde da última terça-feira,17, com 130 diretores de escolas estaduais e municipais de Rio Branco, para traçar ações que fortaleçam o combate ao mosquito transmissor da dengue.

A ideia é mobilizar a comunidade escolar por meio de palestras, atividades em sala de aula e campanhas mostrando como se pode contribuir para eliminar os focos do mosquito, além de transformar alunos e professores em agentes de propagação dentro de suas casas e comunidade, onde estão inseridas. As primeiras ações efetivas já foram tomadas no encontro, através da entrega de panfletos, cartazes e folders informativos com todos os cuidados que se deve tomar em casa, tais como: não deixar água parada e fechar bem tonéis e barris de água.

De acordo com o secretário adjunto de Saúde,Sérgio Roberto, com o início do ano letivo, torna-se de fundamental importância intensificar as ações de limpeza próximo as escolas evitando possíveis criadouros do transmissor. "Queremos que todos sejam aliados e tornem-se agentes de combate, na escola, na sua casa e em seu bairro. A ação mais eficaz que temos é a sociedade e os agentes de endemias", ressalta.

Diretora da escola Humberto Soares, Isamar Bezerra, já tem planejado como irá enfrentar o problema e quais as medidas a serem tomadas. "Vamos nos reunir com professores e alunos e traçar alguns objetivos dentre eles um mutirão de limpeza e também um arrastão no bairro do Bosque", revela.

Já a gestora da escola infantil Monteiro Lobato, no Conjunto Esperança, Rosamara Souza, revela que o trabalho a ser desenvolvido pela unidade contemplará os pais das crianças. "Como nossa clientela é de 4 a 5 anos temos que compartilhar as iniciativas com os pais. Nossa idéia inicial é trazer um técnico da saúde para nos passar informações técnicas sobre tudo que diz respeito à dengue", afirma Rosamara.

Nesta quinta-feira, 19, a partir das 8 horas, haverá uma passeata acompanhada de carro de som pelas principais ruas da baixada do sol. A concentração será em frente à lavanderia do bairro Palheiral e vai contar com a participação de escolas, associações de bairros e instituições religiosas.

Campanha de Sensibilização no combate a Dengue também é intensificada com palestra para dos funcionários do Sismat

ambiente_1.jpg

Os funcionários da área de meio ambiente participaram da palestra com o médico e sub-secretário adjunto de saúde, Thor Dantas (Foto: Sismat Assessoria)

E nesta quarta-feira, 18, foi a vez dos funcionários do Instituto de Meio Ambiente, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Instituto de Terras do Acre participarem da palestra com o médico Thor Dantas.

"Achei mais esclarecedora essa forma de abordagem, pois é tratado de forma mais profunda a campanha e focadas em nós. Também deu para tirar dúvidas", conta o agente ambiental do Imac, Elisson Magalhães.

A troca de informações a respeito da dengue pretende gerar maior conscientização sobre como ajudar a combater a doença e envolver com ações de prevenção. A maior estratégia tem sido eliminar os focos do mosquito transmissor da dengue. "Agora é o momento de ação. Porque muita gente sabe o que fazer, mas não faz. Ainda falta atitude" enfatiza Thor Dantas. A prevenção é a única arma contra a doença.

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. A dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1,DEN-2, DEN-3 e DEN-4), que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.