Cooperação

Secretário de Meio Ambiente se reúne com agência alemã para discutir apoio ao setor

O secretário de Meio Ambiente do Acre, Israel Milani, participou nesta quarta, 20, em Brasília de reunião com equipe da Agência Internacional de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ, sigla em alemão) durante a qual foram estabelecidos os critérios de apoio para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e Instituto de Terras do Acre (Iteracre).

Como resultado da reunião ficaram acertados a contratação de pessoas para ajudar no Cadastro Ambiental Rural (CAR), apoio para finalização da fase 1 do Programa de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (Rem) e para começar a fase 2 do programa, capacitação da ouvidoria do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa), contratação de dois consultores para apoio no desenvolvimento estratégico e fluxo para a Sema, Imac e Iteracre, apoio para a articulação do fundo da Amazônia, com liberação de R$ 75 milhões já em 2019 e acompanhamento do processo do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE).

Atuando há mais de 50 anos no Brasil, a GIZ tem como foco em projetos que contemplem a geração de energias renováveis, a eficiência energética e proteção e uso sustentável das florestas. “Este primeiro momento foi para que a agência pudesse conhecer o governo do Acre. A GIZ é que faz, atualmente, o fluxo da Sema, do Imac e Iteracre e está nos apoiando no CAR”, explica o secretário.

Secretário Israel Milani apresentou projetos do Acre à agência alemã. (Foto: Cedida)

 

A parceria entre a agência alemã e o governo do Acre começou em 1996 com a implantação de um programa piloto para a proteção de florestas que incluiu a capacitação de técnicos, orientação no planejamento de ações e cessão de consultores. Atualmente estão em andamento projetos nas áreas de regularização fundiária e ambiental.