Secretário Paulo Wadt e senadora Mailza alinham ações conjuntas em favor do Estado

O Secretário de Produção e Agronegócio, Paulo Waddt, reuniu-se nesta quinta-feira, 19, com a senadora Mailza Gomes. Para apresentar as ações desenvolvidas pelo governo na área de agronegócio visando alinhar ações conjuntas em favor do Estado e tratar de demandas da senadora relacionadas à área. A reunião também contou com a participação do representante do governo do Acre em Brasília, Ricardo França.

“O governo se coloca à disposição dos parlamentares para desenvolver um trabalho conjunto para o desenvolvimento do Estado”, disse Paulo Wadt. “O objetivo do governo não é apenas pedir o apoio, mas envolver integrantes da bancada federal nas ações do governo, de forma que todos contribuam para que os benefícios efetivos cheguem à população”, reforçou Ricardo França.

O secretário Wadt reforçou para a senadora a importância do agronegócio para o desenvolvimento do Estado, inclusive para os pequenos produtores rurais e a necessidade de fortalecimento de ações nesse sentido e que exige a união de todos.

O secretário Wadt reforçou para a senadora a importância do agronegócio para o desenvolvimento do Estado Foto: Cedida

“O agronegócio precisa ser mais forte na cadeia da produção de farinha, frutas e café, como forma de aumentar renda e intensificar os serviços relacionados à produção agrícola, gerando emprego e renda na região”, exemplificou.

Entre as ações desenvolvidas pelo governo nessa área, ele relacionou a recente a lei de incentivo à agroindustrialização; a desburocratização das ações da Sepa, inclusive na emissão de documentos como a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP); e o programa de mecanização, iniciado em abril passado, “com a disponibilidade de máquinas agrícolas de forma transparente e a custos subsidiados”.

Reforço

A senadora Mailza solicitou reforço do governo para solucionar questões relativas ao cooperativismo e associativismo; ampliação das ações de apoio à produção familiar, inclusive em áreas de comunidades tradicionais como índios, seringueiros e ribeirinhos; além de medidas para a promoção da regularização fundiária em áreas de assentamento rural.

Ficou acertado que até o fim de outubro a Secretaria de Produção e Agronegócio definirá um cronograma de ações a serem desenvolvidas nessas áreas.

“A ação conjunta, entre governo e parlamentares, potencializa a ação de todos e quem ganha com isso é a população acreana”, avaliou a senadora Mailza.