Formação

Secretário visita equipes gestoras das escolas estaduais

A Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Diretoria de Ensino, promoveu na última semana a primeira formação pedagógica do ano, voltada para os gestores das unidades estaduais de ensino e suas equipes. Com o início do ano letivo as atividades de planejamento e capacitação das equipes se intensificam.

Denise Santos, diretora de ensino da Secretaria de Educação diz que a receptividade das equipes gestoras das escolas tem sido boa e para essa primeira formação foi  preparada um espaço que favorecesse a reflexão, os debates, com temas que os gestores precisam ter domínio, como o novo currículo, por exemplo. “A capacitação foi pensada, principalmente, pra que os participantes saíssem com ferramentas necessárias para o início do ano letivo, além de apresentar nossa proposta de fazer um trabalho unificado e de como estamos pensando a educação na rede”, destacou.

Durante o encontro, que aconteceu simultaneamente em diferentes escolas, o secretário de educação, Mauro Sérgio Cruz, visitou algumas delas e conversou com gestores.

Secretário de Educação, Mauro Sérgio Cruz, visitou escolas durante capacitação de gestores (Foto: Mardilson Gomes/Ascom SEE)

“Estamos com vários projetos que visam dar o suporte necessário a essas equipes, em especial aos professores. Nós reconhecemos a dedicação e a qualidade do trabalho deles, por isso queremos fazer o que for possível para que melhorem ainda mais”, afirmou o secretário.

Mauro Sérgio citou os desafios que a educação precisa enfrentar, mas também escutou os anseios dos participantes em relação ao dia a dia da escola e suas necessidades. “Nosso aluno precisa perceber que ele é importante, que o futuro dele é importante e que tem pessoas ali preocupadas com isso e dando o melhor de si”.

O secretário enfatiza que o Acre ainda tem um índice de evasão considerado alto, principalmente nos primeiros anos de cada ciclo. “Precisamos refletir sobre isso e encontrar estratégias para que essa realidade mude”, expressou o secretário.

Segundo o coordenador de ensino da Escola Estadual Tancredo Neves, Antonio Souza, a visita do gestor da Educação no estado nesse momento foi muito importante porque representa uma parceria verdadeira entre a Secretaria de Educação e as escolas. “Nós, que estamos nas escolas, temos a vivência da realidade da educação. O secretário era um diretor de escola, então conhece bem essa realidade”.