Secretária anuncia medidas de segurança adotadas na Operação Papai Noel

Ações foram anunciadas em encontros com empresários na sede da Acisa

seguranca_comercio_foto_gleilson_miranda_04.jpg

Secretária de Segurança, Márcia Regina, anunciou reforço no policiamento neste fim de ano (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Novas medidas de reforço na segurança foram anunciadas pela secretária Márcia Regina na manhã desta quarta-feira em reunião realizada com empresários e representantes de entidades sindicais dos principais segmentos da economia do Estado na sede da Associação Comercial do Acre (Acisa). As três principais mudanças divulgadas pela secretária para a Operação Papai Noel deste ano são o uso do helicóptero recém-adquirido pelo Governo do Estado no policiamento, maior presença de policiais tanto no centro da cidade como nos bairros onde há maior concentração de pessoas e policiamento também no período noturno em vários pontos da capital, inclusive durante a madrugada. A estratégia é de garantir a segurança neste fim de ano, quando há uma grande circulação de dinheiro na cidade – uma experiência que poderá ser repetida caso se mostre efetiva.

"O policiamento será reforçado usando o banco de horas dos policiais. São medidas estruturais que o Governo do Estado irá tomar pensando também na qualidade de vida do policial e ainda priorizando algumas áreas comprovadamente com maior problema", afirma a secretária Márcia Regina. O presidente da Acisa, Adem Araújo, ressalta que o encontro dos empresários com a  cúpula da Segurança Pública do Estado para discutir as ações da Operação Papai Noel, vem de encontro às necessidades dos lojistas reivindicadas há cerca de quatro meses, como aumento de policiamento nas áreas comerciais de bairros mais afastados.

As lojas terão critério próprio para fechamento este ano, mas segundo Araújo é consenso que a partir do dia 21 a maioria dos estabelecimentos fique aberta pelo menos até às 20 horas. Adem diz ainda que o setor está bastante otimista quanto ao volume de vendas em 2009 e se preparou com antecedência reforçando os estoques para receber o consumidor que se mostrou retraído no ano passado devido aos reflexos da crise econômica mundial. Ele afirma que os segmentos que devem manter tendência de crescimento são o de veículos e eletrodomésticos.

Comandante da PM diz que pequenos cuidados podem evitar transtornos

seguranca_comercio_foto_gleilson_miranda_06.jpg

Comandante da PM sugere cuidados que podem ajudar na prevenção de crimes (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O comandante da Polícia Militar, coronel Romário Célio, enfatiza que toda a estratégia da segurança é traçada tendo como foco o cidadão. "Não podemos privilegiar uma só categoria, por isso o plano de segurança é elaborado pensando em toda a população", diz ressaltando que a responsabilidade sobre a segurança pública não é apenas da polícia, mas de todo cidadão. O comandante sugere ações de proteção individual tanto para comerciantes quanto para cidadãos e informa que os assaltos a mão armada tiveram uma redução nas últimas semanas.

Empresários devem, por exemplo, criar medidas como instalar circuitos internos de TV, mudar a rotina de idas a banco (nunca ir no mesmo horário), prestar muita atenção a quem entra no estabelecimento, fazer retiradas de dinheiro do caixa da loja. Para o cidadão as dicas também são elementares, mas que podem trazer mais tranquilidade e segurança, como evitar aceitar ajuda de terceiros quando estiver usando o caixa eletrônico (solicitar auxílio de funcionários identificados), evitar portar muito dinheiro na bolsa e optar pelo uso do cartão de débito, as mulheres devem segurar a bolsa na frente do corpo e ao estacionar na rua, procurar não deixar pacotes e embrulhos à mostra dentro dos veículos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter