Secretária reafirma ações e investimentos em segurança pública do Acre

Márcia Regina anuncia realização de Conferência Estadual de Segurança Pública para os dias 9, 10 e 11 de julho

A secretária de Segurança Pública do Acre, Márcia Regina, reafirmou em entrevista ao Jornal do Meio Dia, da TV Aldeia, o compromisso do Governo do Estado na consolidação dos políticas que elevarão a qualidade de vida com maior segurança  em todos os municípios. Entre os principais eixos dessa política, o advento das regionais  de segurança (o Estado tem dez regionais, sendo cinco em Rio Branco) e os grandes investimentos que já foram e estão sendo feitos  no sistema.

"Esta é uma política do governo a qual estamos consolidando", disse Regina. No contexto das regionais, a autoridade policial tem pleno conhecimento das características e questões locais.   Outros investimentos que já estão em andamento são a aquisição de um helicóptero e de 92 novos veículos.

O evento que promove os principais debates sobre a segurança é a Conferência Estadual de Segurança Pública, anunciada pela secretária para os dias 9,10 e 11 de julho. Para Márcia, o trabalho mais importante é a obtenção de boas propostas não somente para implementação das políticas estaduais como para apresentação na conferência nacional.

Veja os pontos abordados pela secretária Márcia Regina:

Drogas

Entre várias ações, destacam-se a reformulação e reestruração do Conselho Estadual de Entorpecentes, parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e trabalho de conscientização da população.

Regionais de segurança pública

"Esta é uma política do governo a qual estamos consolidando", informou a secretária. Semanalmente, as autoridades responsáveis pela área em questão recebem informações sobre a incidência de crimes naquela regional.

Márcia Regina disse ainda que outras medidas, como unificação do banco de dados entre Polícia Militar, Detran, Polícia Civil e outros órgãos para melhor gerência das ações, e a padronização do atendimento e dos procedimentos da PM, visam também melhorar o acesso da população ao serviço de segurança.

Polícia Militar

Márcia Regina destaca  que a carreira militar baseia-se na hierarquia e na disciplina. "Temos direitos e deveres. As leis tem de ser respeitadas", disse.

Salários

A PM do Acre, lembrou a secretária, tem um dos melhores salários do País. Ela apontou como exemplos de Estados mais desenvolvidos economicamente onde os PMs ganham menos que no Acre.

Polícia da Família

Segundo Marcia Regina, tanto a Polícia da Família quanto o Pró-Vida são programas que foram bem implementados e que passam por reformulação. A meta primária é consolidar os conselhos  de segurança pública para fortalecer o conceito de polícia da comunidade.

Novos profissionais

Márcia prevê para o próximo mês de julho a posse dos novos servidores da Polícia Civil. São agentes, delegados e peritos que irão ampliar o atendimento e o acesso da população aos serviços de segurança pública com mais qualidade e eficiência.