Sema participa de evento nacional sobre Recursos Hídricos

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), representada pela diretora executiva Vera Reis, participou do Encontro Nacional de Gestão de Recursos Hídricos e Revitalização de Bacias Hidrográficas, realizado nos dias 25 e 26 de abril em Brasília. O evento reuniu as principais instituições relacionadas com a gestão das águas no Brasil, em especial, as que compõem o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

De acordo com a diretora executiva da Sema, Vera Reis, o Acre possui atuação estratégica por ser área de fronteira. “No encontro foram compartilhadas informações sobre a implementação da política de Recursos Hídricos e ações de Revitalização de Bacias Hidrográficas nas 27 unidades da federação, e trouxe a importância da articulação de políticas setoriais, como por exemplo saneamento e recuperação de vegetação nativa em áreas de bacias hidrográficas”, comentou.

Entre os avanços obtidos no Estado, segundo Vera Reis, estão a implantação da Sala de Situação de monitoramento hidrometeorológico, da outorga, do processo de fiscalização dos usos de recursos hídricos no Estado, do trabalho relativo ao acompanhamento e fiscalização de barragens e do monitoramento da qualidade da água.

Vera Reis, de blazer verde, representou o Acre no evento (Foto: Cedida)

Vera Reis pontuou que o evento se insere no contexto do processo de elaboração do Novo Plano Nacional de Recursos Hídricos 2021, da formulação do Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas e do atual contexto institucional, que transferiu para o Ministério do Desenvolvimento Regional a agenda da água no âmbito do Governo Federal.

Propostas

Como propostas para aperfeiçoamento da gestão de recursos hídricos nos níveis estadual e federal, Vera Reis apresentou:

– O fortalecimento da gestão integrada dos recursos hídricos transfronteiriços, considerando que o Acre tem seus rios compartilhados com outros estados e países.

– O desenvolvimento de medidas de mitigação e adaptação para enfrentamento dos extremos de secas severas e inundações que afetam milhares de pessoas no estado do Acre.

– A integração setorial para gestão de recursos hídricos, especialmente das ações dos setores de infraestrutura, produção e pecuária.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter