Ações

Seminário sobre vigilância em saúde do trabalhador é realizado em Rio Branco

Trabalhadores de diversas instituições participaram, nesta quarta-feira, 4, do I Seminário “Desafios de Vigilância em Saúde do Trabalhador”. O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Ministério da Saúde (MS).

Durante o seminário foram discutidos os avanços e desafios da política da saúde do trabalhador no Estado, tendo como principal foco a melhoria da prevenção, assistência e vigilância nos ambientes e processos de trabalho.

Evento foi realizado no auditório do Centro Universitário Uninorte e reuniu diversas pessoas. Foto: Júnior Aguiar/ Sesacre.

O Seminário, segundo o gerente do Cerest, Silvio Moura, faz parte da segunda etapa do curso de Multiplicadores em Vigilância em Saúde do Trabalhador. “Dentro da segunda etapa do curso tem um critério que é partir para a prática de organização de um grande evento, o que resultou no seminário, evento importante para envolver a sociedade na discussão da vigilância em saúde, em especial do trabalhador”, esclarece.

A Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) é um dos componentes do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde e visa a promoção da saúde e redução da morbimortalidade da população trabalhadora, por meio da integração de ações que intervenham nos agravos decorrentes dos modelos de desenvolvimento e processos produtivos.

Seminário teve como público-alvo trabalhadores do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Estadual, Conselho Estadual de Saúde e das comissões intersetoriais, Conselho da Previdência, centrais sindicais e associações, além de servidores públicos do Governo e da Prefeitura. Foto: Júnior Aguiar/ Sesacre.