Seminário difunde a cultura previdenciária para servidores públicos do Estado

Instituição foi criada para administrar os recursos e evitar que o Estado se torne deficitiário e não possa pagar todos os aposentados

dsc_6891_previdencia.jpg

Difundir a cultura da previdência entre servidores é um dos objetivos do evento (Foto: Sérgio Vale/Secom)

dsc_6901_previdencia.jpg

As pessoas vinculadas ao AcrePrevidência na maioria dos casos podem se aposentar com salário quase igual ao que receberam em sua vida profissional (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Está sendo realizado durante toda esta terça-feira, 2, no Teatro Plácido de Castro, o 3º Seminário de Previdência do Estado do Acre, que tem como objetivo difundir a cultura previdenciária para servidores públicos do Estado. Foram convidados ainda alunos de faculdades que podem trabalhar na área de previdência, como as áreas de direito e economia.

A AcrePrevidência foi criada para administrar os recursos e evitar que o Estado se torne deficitiário e não possa pagar todos os aposentados. De acordo com o diretor de Previdência da AcrePrevidência, José dos Santos Pereira, a estimativa para daqui a dez anos é de 13 mil novos aposentados. "Um regime precisa ter equilíbrio financeiro, e é isso que o Acre procura fazer: ter dinheiro para pagar todos no curto e longo prazo", disse.

Entre os palestrantes está a procuradora aposentada do município de São Paulo e membro titular da Comissão de Seguridade Social e Previdência Complementar da OAB/SP, Magadar Rosália Briguet. Ela irá tratar sobre a competência dos entes federativos para legislar sobre a Previdência Social do servidor. Participam também do encontro o procurador federal do Rio de Janeiro André Oliveira, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Antônio Jorge Malheiro, e o diretor de Previdência José dos Santos Pereira.

As pessoas vinculadas ao AcrePrevidência na maioria dos casos podem se aposentar com salário quase igual ao que receberam em sua vida profissional. O prazo de contribuição é de 35 anos para homens com idade acima de 60 anos e 30 anos de contribuição para mulheres com idade acima de 55 anos. Os professores são os únicos profissionais que podem requerer aposentadoria cinco anos antes dos outros servidores.

Para mais informações sobre como requerir o benefício, a sede da AcrePrevidência localiza-se no Palácio das Secretarias – Centro, pelo telefone 3212-7700 e ainda pelo site www.acreprevidencia.ac.gov.br.