SEPMulheres capacita Organismos de Políticas para as Mulheres, no Alto Acre

A Secretaria de Estado de Políticas Públicas Para as Mulheres (SEPMulheres) tem como principal objetivo,  estruturar mecanismos de suporte às mulheres na gestão pública, nos 22 municípios. Uma de suas estratégias é a articulação com as Prefeituras Municipais para o fortalecimento de seus Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres – OPM’s e os Conselhos Municipais de Direitos das Mulheres – CMDM’s.

Equipe da SEPMulheres esteve em todas as 4 cidades do Alto Acre na criação dos Conselhos Municipais (Foto: Luciano Pontes/SEPMulheres)

A SEPMulheres levou para a região do Alto Acre, que compreende os municípios de Xapuri, Epitaciolândia, Brasileia e Assis Brasil, a capacitação para as equipes das OPM’s. A secretária Concita Maia participou da  posse das conselheiras Municipais dos Direitos da Mulher de cada uma das 4 cidades.

Essa agenda tem como objetivo qualificar a atuação da gestão municipal para as mulheres, assim como o controle social e a participação da sociedade civil. Foram discutidas questões como os Planos Municipais de Políticas para as Mulheres e o acompanhamento dos casos, assim como a prevenção a violência.

A SEPMulheres lançou também nos municípios a “Campanha Quem Ama, Abraça” na Comunidade, pelo fim das relações abusivas. Toda essa ação foi possível devido ao apoio da Secretaria de Desenvolvimento Para Segurança Social (SEDS) e das emendas parlamentares do deputado Raimundo Angelim.

Para Edinilce Nicácio, presidenta eleita do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Xapuri – CMDM, os desafios pela frente são grandes, mas a entidade estará fortalecida. “Acredito que todas nós, juntas, possamos fazer um excelente trabalho na defesa dos direitos da mulher xapuriense. Antes estávamos um pouco apáticas, mas com a implantação do Conselho e com a força que nós temos, acredito nessa garantia dos direitos dessas mulheres que sofrem com violência todos os dias dentro de suas casas e que muitas vezes se tornam invisíveis”, disse Edinilce.

A vice-prefeita de Xapuri, Maria Auxiliadora, esteve durante toda a capacitação e destacou: “Diante de alguns acontecimentos que presenciamos no dia a dia, vemos que os desafios são muitos e fica difícil tomar uma decisão quando você não tem um conselho atuante. Acredito que a partir desse momento as mulheres irão se sentir mais representadas e mais seguras. Iremos fazer com que as mulheres busquem ajuda através desse conselho”, destacou a vice-prefeita.

A perspectiva da capacitação foi de favorecer o desenvolvimento de ações em favor do atendimento especializado da mulher, o empoderamento do papel dos Conselhos Municipais da Mulher, fomentando sua criação nos municípios que ainda não o possuem, bem como fortalecer sua importância em prol da materialização do processo de construção das políticas públicas para as mulheres, principalmente no enfrentamento da violência e também na promoção de autonomia financeira.

“Para nós é uma honra poder estar no Alto Acre, em Xapuri, Brasileia, Epitaciolândia e Assis Brasil, lançando a campanha Quem Ama Abraça na Comunidade, que é uma ação de enfrentamento a violência contra as mulheres, falando sobre relacionamentos abusivos e participando desse momento histórico para as mulheres dos municípios do Alto Acre, que foi a posse do Conselho Municipal do Direito da Mulher de cada município”, destacou a secretária da SEPMulheres, Concita Maia.

De acordo a prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem, as discussões voltadas à mulher contribuem para a redução das desigualdades, ampliam o respeito à diversidade, como também à solidariedade e justiça social.

“Esse enfrentamento é necessário para que possamos conscientizar toda a sociedade, não vamos esperar para se indignar que a gente sofra esse tipo de violência, ou que algum parente, ou amiga sofra esse tipo de agressão para que nos mobilizemos. Hoje Brasileia dá um importante passo para que possamos agir e dizer que o município abraça a causa das mulheres”, destacou Fernanda.

As ações de capacitação seguem agora para as regiões do Baixo Acre, Tarauacá/Envira e Juruá, atendendo assim até mesmo os municípios mais distantes do estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter