SEPN realiza capacitação para fomentar e valorizar artesanato acreano

A Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), por meio da Coordenação de Artesanato do Acre, realizou na última semana, em Rio Branco, uma capacitação com representantes municipais de artesanato visando fomentar o setor e valorizar a categoria e a base conceitual do artesanato brasileiro.

A reunião discutiu as políticas públicas do artesanato e a fomentação de novos negócios (Foto: Cedida)

O encontro contou com a participação de 17 representantes da capital e do interior do Acre. Eles discutiram também o cadastramento de artesãos, como é elaborada a carteirinha desse profissional e seus benefícios.

“Todas as secretarias de Pequenos Negócios foram instruídas sobre como proceder à carteira do artesão e inserir esses procedimentos no programa de políticas públicas da instituição”, explicou o coordenador-geral de artesanato acreano, Wanderson Lopes.

Lopes ressalta ainda que a capacitação tem por objetivo estimular a consolidação desse processo de transformação econômica, promovendo o desenvolvimento das comunidades e a valorização dos produtos genuinamente regionais.

Para a representante da SEPN em Cruzeiro do Sul, Marisa Vanir, é muito importante discutir a forma de atuação do artesão no estado, pois é um trabalho reconhecido e valorizado que traz a cultura do povo acreano nas feiras que ocorrem no Acre e em outros estados. “Nosso objetivo é valorizar e regularizar esses profissionais talentosos espalhados por todo Acre”, declarou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter