Serviços da OCA podem ser acessados pela internet

Para facilitar o acesso, a Organização em Centros de Atendimento (OCA) dispõe de uma ferramenta online por meio da qual o cidadão pode tirar dúvidas e ter conhecimento de todos os serviços disponíveis. A OCA conta desde sua fundação, em 2010, com uma página na internet com o Guia de Serviços Públicos (GSP).

Guia funciona como uma ferramenta de orientação sobre os serviços que a central oferta ao cidadão (Imagem: Internet)

No guia, que é acessado pelo endereço eletrônico (www.gsp.ac.gov.br), o cidadão encontra mais de 2.500 serviços públicos ou de natureza pública, além de poder solicitar ou realizar aqueles serviços que estejam disponíveis na internet, pois reúne órgãos das esferas federal, estadual e municipal, apresentando uma linguagem clara e de fácil entendimento.

De acordo com a diretora da OCA, Margareth Cavalcante, o GSP propicia acesso rápido e eficiente às informações públicas indispensáveis à confirmação de direitos, deveres e benefícios dos cidadãos, garantindo o reconhecimento do direito de acesso à informação.

“O guia garante que as informações sobre os serviços estejam disponíveis com o menor custo possível, tendo o cidadão no controle da qualidade da atuação pública. Ao acessar, ele encontra os serviços que são ofertados em cada praça, de acordo com as respectivas cores, além de outras informações”, destacou a diretora.

Segundo a chefe do departamento do Guia de Serviços Públicos, Herlen Duarte, essa ferramenta foi criada por meio de decreto e visa facilitar o acesso do usuário às informações de seu interesse. “Além do site de Guia de Serviços Públicos, temos também a página no Facebook da OCA (www.facebook.com/OCA.centrosdeatendimento), que atende todas as dúvidas que as pessoas solicitam sobre horários, forma de atendimento, documentos que o cidadão tem que portar ao procurar atendimento na central, entre outras”, informou.

Outra ferramenta que o guia disponibiliza é o “Dúvidas sobre o Serviço”, no qual o cidadão poderá colaborar e ajudar a construir uma ferramenta cada vez melhor, avaliando se o Portal do Guia está atendendo suas necessidades. Também poderá pedir orientações e esclarecimentos sobre cada serviço e ainda fazer elogios, sugestões ou reclamações, utilizando a “Manifestação do Cidadão”, um link disponível no site.

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