Servidores do Iapen assinam termo de posse

Os novos servidores irão atuar nas áreas de técnicos administrativos e especialistas

 

posse_900_210708.jpg

Servidores do primeiro quadro efetivo do Iapen são empossados. Foto: Gleilson Miranda/Secom

A primeira equipe técnica de servidores efetivos do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) foi empossada na tarde desta segunda-feira, 21. A realização do concurso público para o preenchimento do quadro de pessoal permanente faz parte da reestruturação do Sistema de Segurança Pública, que dentre outras ações, transformou o Departamento de Administração Penitenciária (DAP) em Iapen.

De acordo com a diretora do Instituto Laura Okamura o novo desenho do Sistema Prisional permite a humanização e a capacitação dos serviços oferecidos pelo Iapen. “A população é maior beneficiada. Uma vez em que a expectativa de ressocialização dos reeducandos será atendida com a reestruturação”, relatou a diretora.

{xtypo_quote_right}Estes profissionais irão atuar na recuperação das pessoas{/xtypo_quote_right}Assinaram o termo de posse os 219 aprovados no concurso da segurança nas áreas de técnicos administrativos e especialistas com nível superior. A partir de amanhã os aprovados iniciam o curso de formação de servidores efetivos. Durante 90 dias, com carga horária de 400 horas/aula, os concursados irão participar de palestras e exposições de painéis sobre o sistema prisional e o Iapen. Aprovado para o cargo de analista de sistema, Thales Bessa, destacou a importância do curso como forma de conhecer melhor o sistema.

Participaram da solenidade representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Procuradoria Geral do Estado, Polícias Civil e Militar, além do presidente da Aleac, Edvaldo Magalhães, secretários de Estado Mâncio Lima e Henrique Corinto e o governador em exercício César Messias.

Anualmente serão investidos mais de R$ 50 milhões em salários dos novos servidores. “Este é um gasto necessário para potencializar a segurança pública no Estado”, enfatizou Mâncio Lima, secretário de Gestão.

 “Estes profissionais irão atuar na recuperação das pessoas”, finalizou César Messias.

Os demais aprovados no concurso da segurança irão assinar o termo de posse em setembro quando as próximas etapas do certame forem encerradas.

Detentas fazem apresentação na solenidade de posse

coral_900_210708.jpg

Emoção das detentas, lideradas pela cantora Ivana Pacífico, marca apresentação do coral. Foto: Gleilson Miranda/Secom

O processo de ressocialização através do envolvimento dos reeducandos em atividades diversas já foi iniciado. Os novos servidores foram recepcionados pelo coral de reeducandas da Unidade de Recuperação Social Francisco de Oliveira Conde. Acompanhas pela Orquestra regida pelo maestro Mario Brasil, e pela cantora Ivana Pacífico, elas cantaram o hino acreano. Foram dias dedicados aos ensaios e a confecção da vestimenta. A expectativa em poder mostrar os talentos foram dos muros da penitenciária emocionou as detentas. O público aplaudiu de pé a apresentação. “É grande o desafio de reintroduzir e conseguir ganhar estas pessoas para causas novas”, disse Edvaldo Magalhães.

{xtypo_quote_right}Hoje senti a liberdade de novo. Esta apresentação nos mostrou que a superação é possível{/xtypo_quote_right}Para o maestro Mário Brasil esta integração demonstra a nova visão do sistema de segurança pública. Segundo ele a segurança passa pela distribuição de renda e pela atitude igualitária de respeito. “Estas pessoas poderão voltar à sociedade de uma forma mais plena”.

“Hoje senti a liberdade de novo. Esta apresentação nos mostrou que a superação é possível”, relatou emocionada  a reeducanda Francisca Gloria Cavalcante. Já para a também detenta Valéria Andrade a letra do hino acreano mostra a importância da luta na vida das pessoas.