Aprimoramento

Servidores do Iapen participam de capacitação sobre execução e prestação de contas

Servidores do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) participaram de uma capacitação de gestores sobre execução e prestação de contas de convênios promovida pela Associação dos Municípios do Acre (Amac). O evento aconteceu entre os dias 26 e 28 de março, no auditório da Associação.

A participação dos servidores estaduais é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado do Acre, e a Amac. A programação contou com a presença de Técnicos do Ministério da Defesa/Programa Calha Norte, Tribunal de Contas do Estado e Caixa Econômica Federal/Gerência Executiva de Governo (Gigov).

O presidente do Iapen, Lucas Gomes, explicou que, no caso dos servidores da Instituição, o curso visa capacitá-los para atuar como técnicos na operacionalização do Sistema de Convênios Online (Siconv). “Eles foram instruídos sobre as fases de execução, fiscalização, prestação de contas e tomada de contas especial, assegurando maior eficiência, eficácia e efetividade na atuação da administração pública dentro do Iapen”, afirmou.

Servidor do Iapen e participante do curso, Getúlio Régio explicou que o treinamento possibilitou aos participantes aprofundar os conhecimentos sobre ferramentas que auxiliam no andamento de convênios e contratos celebrados entre o Iapen e o Governo Federal. “O Siconv, hoje, é a principal ferramenta de captação de recursos do governo federal, pois é através dele que são celebrados os convênios e contratos desses repasses” afirmou.