Capacitação

Servidores do Iapen participam de palestra sobre combate à corrupção

Servidores do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) participaram de uma palestra com o tema “Profissionalização da Administração Pública e Controle Social como Ferramenta de Combate à Corrupção” promovida pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC). O evento aconteceu na tarde da última sexta-feira, 05, no auditório do MPAC.

A palestra foi ministrada pelo Dr. Leonardo Quintans Coutinho, promotor de justiça da Paraíba, onde exerce o cargo de coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, da Fazenda Pública e do Terceiro Setor. Ele também coordena o Fórum Paraibano de Combate à Corrupção – FOCCO/PB.

Os servidores do Iapen que participaram da palestra são membros da Comissão de Processo Administrativo Disciplinar (Cpad) da instituição, constituída pela portaria nº 006, de 03 de janeiro de 2019. A Comissão é responsável pela apuração e investigação de supostas transgressões disciplinares dos servidores e dá suporte ao presidente do Iapen para tomada de decisões.

Servidor do Iapen e participante da palestra, Wildso Albuquerque explicou que com a troca de experiência oferecida pelo palestrante, novos conhecimentos foram agregados à equipe da Cpad, que poderá atuar com maior eficiência no combate à corrupção. “As ferramentas apresentadas pelo promotor de Justiça, serão fruto de debate entre os servidores e a presidência do Iapen para verificar a aplicabilidade dentro da instituição”, afirmou.

O presidente do Iapen, Lucas Gomes, explicou que o ambiente do Sistema Prisional necessita de instrumentos de controle efetivos com o objetivo de resguardar o trabalho de seus colaboradores. “A participação de servidores em eventos como esse, colabora para a atualização dos profissionais e reafirma o compromisso do Iapen no combate à corrupção”, disse.