Capacitação

Servidores do Iapen participam de seminário de cães de proteção em Rondônia

Dois agentes penitenciários do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) participaram do 1º Seminário de Cães de Proteção de Rondônia, de 14 a 16 de junho no município de Ji-paraná. O curso foi ministrado pelo sargento da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Fábio Zomer.

O seminário reuniu canis de vários batalhões do estado de Rondônia, bem como criadores de cães, policiais militares e os agentes penitenciários do Estado do Acre. Estes trabalham constantemente na preparação e execução de intervenções nos presídios do estado, com a ajuda dos cães.

O seminário foi ministrado pelo sargento da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Fábio Zomer (no centro da imagem) Foto: Arquivo Pessoal

A parte teórica da qualificação aconteceu no auditório do Hotel Economy, em Ji-Paraná. Já a parte prática foi realizada no Clube Recreativo dos Policiais Militares de Ji-Paraná (Crapomji). Nessa fase, cães e treinadores atuaram em conjunto.

O agente penitenciário Edinelson Franco, que trabalha no Canil do Iapen, afirmou que a participação no evento proporcionou a interação com treinadores do estado vizinho e auxiliou na aquisição de conhecimentos para o Sistema Penitenciário acreano. “Aqui no Acre, nós temos cães especializados para presídio, que são trabalhados para apreensões de drogas, armas e celular. Tudo isso é fruto do nosso trabalho e do conhecimento adquirido em momentos como esse”, disse.