Servidores do Instituto Socioeducativo do Acre participam de capacitação sobre civismo

Dedicação pelo interesse público, boas práticas, harmonia e o bem-estar de todos. O civismo auxilia na construção de uma sociedade mais ética e reforça o estabelecimento da cultura da paz. Desta forma, o governo do Estado do Acre, por meio do Instituto Socioeducativo (ISE), realizou no período de 24 a 28 de junho uma capacitação sobre civismo e doutrina militar para 18 agentes socioeducativos.

O curso, que aconteceu no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública e Justiça (Cieps), proporcionou aos participantes ensinamentos nas mais diversas áreas, como doutrina e comportamento militar, ordem unida, legislação, noções de planejamento e plano de ação.

O objetivo do curso é oferecer aos servidores os instrumentos necessários para a implantação do projeto cívico militar em todas as unidades socioeducativas do Estado. Até o momento, apenas duas unidades da capital trabalhavam com esse projeto. Desta forma buscasse expandir o projeto também para o interior do Acre.

Dezoito agentes socioeducativos participaram da capacitação Foto: Elenilson Oliveira

O presidente do ISE, Rogério Silva, destacou o empenho de toda a segurança e principalmente o apoio oferecido pelo Governo do Estado na efetivação do projeto. “Esse trabalho está sendo bem desenvolvido e está tendo uma aceitação muito boa por parte dos adolescentes, bem como dos servidores e de toda a sociedade”, disse.

Coordenador do Projeto Cívico Militar do ISE, o aluno sargento Railson Carmo,  ressaltou a oportunidade de mudança de realidade que os adolescentes têm ao participarem do projeto. “Um fator preponderante é justamente a questão dos ensinamentos que a doutrina militar traz. Respeito e valores, são princípios que eles levam para a vida”, afirmou.

Carmo disse ainda que tem recebido um grande retorno dos socioeducandos, que se identificam com as ações do projeto, principalmente, pelo fato de os militares serem bem vistos na sociedade. “A ressocialização deles flui de forma positiva, inclusive entre eles mesmos. Em algumas ocasiões eles cobram e pedem mais, porque gostam dessas atividades” concluiu.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter