Boa notícia

Setor de transplantes do HC será beneficiado com emendas parlamentares

O deputado Leo de Brito se reuniu com a equipe da nefrologia do HC (Foto: Cedida)

O serviço de transplantes renais do Hospital das Clínicas de Rio Branco (HC) vai receber recursos oriundos de emendas parlamentares dos deputados federais Leo de Brito e Raimundo Angelim, que devem ser destinados à reforma e ampliação do ambiente e compra de materiais para o setor.

As emendas, que juntas chegam ao valor de cerca de R$ 600 mil, já foram empenhadas e alocadas no âmbito da ação de Estruturação das Unidades de Atenção Especializada em Saúde.

De acordo com Jarine Camilo, nefrologista do HC, o recurso servirá para ampliação da ambiência do setor. “Teremos um espaço maior, mais equipamentos que servirão para aprimorar o atendimento dos pacientes e também para melhorar o ambiente de trabalho dos nossos profissionais”, explicou Jarine.

Atualmente, no Acre, 280 pacientes fazem tratamento de hemodiálise no HC, 82 já passaram por um transplante de rim e 25 aguardam na fila de espera pelo procedimento, devido a algum problema renal.

O deputado federal Leo de Brito visitou na tarde desta terça-feira, 28, a unidade de nefrologia do hospital. “É um compromisso do nosso mandato o apoio aos doentes renais crônicos. Já liberamos uma emenda de mais de R$ 330 mil para o setor de transplantes e agora já estamos em conversa com a coordenação do setor de nefrologia, tendo em vista outras melhorias que podem ser feitas, incluindo ampliação dos serviços referentes à hemodiálise”, disse Brito.

Raimundo Angelim afirmou que esta é uma contribuição do mandato para melhorar ainda mais a qualidade do atendimento em saúde do Estado. “Entendo a saúde pública como um direito indispensável da população e, portanto, é preciso de investimentos para que possa ser dotada das condições necessárias a um atendimento de qualidade”, afirmou.

Para ele, a saúde de alta complexidade, como é o caso dos transplantes que estão sendo realizados no Acre, é resultado de muito trabalho e do esforço do governador Tião Viana e equipe em proporcionar que o que há de melhor esteja ao alcance do povo acreano. “Me honra e me orgulha poder colaborar com esses avanços”, finalizou Angelim.