Setor madeireiro adotará nota fiscal eletrônica em setembro

Fieac sedia reunião entre empresários e Secretaria da Fazenda para esclarecer dúvidas

 

A partir de setembro, será a vez de o setor madeireiro do Acre adotar o sistema de nota fiscal eletrônica, em vigor desde abril do ano passado no país. Para explicar os conceitos gerais e esclarecer dúvidas dos empresários e técnicos do segmento no Estado, o governo – por meio das secretarias de Estado de Fazenda (Sefaz), Planejamento (Seplan) e de Floresta (SEF) –, a Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) e o Sindicato das Indústrias Madeireiras do Acre (Sindusmad) se reuniram no auditório da Casa da Indústria.

Segundo Itamar Magalhães, do Departamento de Planejamento Estratégico da Sefaz, a Nota Fiscal Eletrônica faz parte do o Projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), oficializada em janeiro de 2007. “São obrigações fiscais de instâncias federal e estadual, sendo que a nossa intenção aqui é esclarecer o assunto com o setor e ter um feedback deles em relação a possíveis dificuldades com a mudança, para que os empresários não sejam pegos de surpresa”, comentou ele. De acordo com Magalhães, a Nota Fiscal Eletrônica vem sendo adotada gradativamente por cada setor e, no Acre, o próximo será o madeireiro.

A Fieac abriu a reunião para todos os segmentos que quisessem se inteirar sobre o assunto. “É importante ter essa preparação, uma vez que, mais cedo ou mais tarde, todos teremos que cumprir esta medida”, afirmou Joafran Guedes Nobre, presidente da instituição em exercício. Para a presidente do Sindusmad, Adelaide de Fátima Oliveira, apesar de toda mudança gerar transtornos, o processo será mais eficiente. “Já temos colegas de outros estados trabalhando com o sistema e está correndo tudo tranquilamente. Além disso, já trabalhamos com o DOF (Documento de Origem Florestal), que é todo processado via internet e a Nota Fiscal Eletrônica será mais um agregado. Estamos felizes por esta iniciativa do governo de nos preparar, de se preocupar com os usuários”, finalizou a empresária.

O que é o Projeto SPED?

O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) é uma medida que visa a substituir a emissão de livros e documentos contábeis e fiscais em papel por documentos eletrônicos, com certificação digital. De acordo com Itamar Magalhães, entre os benefícios da nova regra, pode-se citar a eliminação do papel, promovendo a preservação ambiental, bem como o maior controle por parte do fisco. “Para as empresas, promoverá a automação, melhorando ainda a logística, aumentando inclusive o espaço físico por conta da eliminação de papel. Propicia também melhor ambiente de negócios, a Nota Fiscal Eletrônica entrou inclusive no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”, revelou.

(Com informações da Radiobras)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter