Sinalização revitalizada e contadores digitais nos semáforos do centro da cidade

Detran investe em tecnologia para trabalho de sincronização dos sinais que irá melhorar fluxo de veículos na capital

antes_02.jpg
depois_02.jpg

Cruzamento no Centro de Rio Branco antes (acima) e depois (abaixo) da sinalização revitalizada e semáforo com contador digital (Fotos: Divulgação)

Avenidas bem sinalizadas e semáforos com contagem regressiva. Estas são as novas características das vias no centro de Rio Branco. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) investe na revitalização das faixas de pedestres e linhas de divisão de fluxos.

Os trabalhos estão sendo desempenhados com apoio da Ciatran e da Rbtrans. São mais de 4 mil m² em sinalização horizontal que tem como função organizar o fluxo de veículos e pedestres, além de controlar e orientar os deslocamentos.  

Para complementar a sinalização moderna e sofisticada, foram implantados 32 unidades de contadores digitais, ou seja, 13 cruzamentos receberam semáforos com contagem regressiva. Até o fim desta semana, todo o centro receberá os novos equipamentos.

O aparelho utiliza a iluminação à base de LEDs (dispositivo que emite luz  em substituição a uma lâmpada). Destaca-se por possuir baixo consumo de energia elétrica e proporcionar visibilidade superior aos equipamentos tradicionais pela intensidade de seu brilho. O sistema também fornece uma clara noção de tempo aos condutores e pedestres.

Esse trabalho integra as atividades iniciadas com a sincronização dos semáforos "Projeto Onda Verde".

O cruzamento da Avenida Ceará com a rua Floriano Peixoto foi o primeiro local de instalação dos semáforos com o sistema de contagem regressiva. A excelente aceitação por parte dos condutores motivou o Detran a adquirir novos equipamentos e dispor naqueles cruzamentos com maior fluxo de veículos.

"Esses novos recursos dos semáforos auxiliam o condutor para saber o tempo exato que o equipamento irá abrir ou fechar. Assim, ninguém é pego de surpresa. Gostei muito", elogiou a condutora Sandra Aguiar.

Não foram somente os motoristas que gostaram da novidade. "Agora posso saber quanto tempo tenho para completar a travessia. Não preciso sair correndo", comentou o pedestre André Luiz do Nascimento.

O Governo do Estado vem investindo intensamente na segurança pública. "O Detran, por ser uma autarquia que compõe o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), também está recebendo investimentos a fim de beneficiar a fluidez e a segurança no trânsito", enfatizou o diretor-geral do Detran, Reginaldo Prates.

{xtypo_rounded2}

 

Benefícios dos semáforos

Durabilidade: A utilização da tecnologia LEDs diminui a necessidade de troca das lâmpadas.

Economia: Reduzido custo e necessidade de manutenção, o equipamento também destaca-se por possuir baixo consumo de energia elétrica.

Segurança: O sistema fornece uma clara noção de tempo aos condutores e pedestres.

Visibilidade: O uso de LEDs proporciona visibilidade superior aos equipamentos tradicionais pela intensidade de seu brilho.

Design moderno: Representa um visual agradável e sofisticado. O design evita que o sol ofusque as luzes dos semáforos.

Flexibilidade: A quantidade e a intensidade dos LEDs pode ser customizada. O equipamento possui um sistema articulado e pode ser direcionado para a posição desejada.{/xtypo_rounded2}