Sipam divulga na quinta-feira relatório sobre desmatamento em áreas protegidas do Acre

Órgão monitora desmatamentos em Terras Indígenas e unidades de conservação  

 O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) divulga nesta quinta-feira (17) seu relatório anual sobre desmatamento em áreas protegidas no Acre. Os dados fazem parte do Programa de Monitoramento de Áreas Especiais (ProAE) e serão apresentados aos órgãos públicos federais e estaduais no auditório da Biblioteca da Floresta Marina Silva, às 14h. Já confirmaram presença a Polícia Federal, Defesa Civil, Secretarias municipal e estadual de Meio Ambiente, Imac, Comissão Pró-Índio, UFAC, entre outros.

Todas as informações do relatório e os mapas para visualização das áreas desmatadas serão entregues em um CD-Rom a todos os órgãos públicos ligados à proteção das áreas especiais, tais como Funai, Ibama, Secretaria de Meio Ambiente, Ministérios Públicos Estadual e Federal, Polícia Federal etc.

Segundo José Neumar Silveira – gerente do Centro Técnico e Operacional (CTO) de Porto Velho, unidade do Sipam que abrange Acre, Mato Grosso e Rondônia -, o ProAE fornece aos órgãos parceiros subsídios para planejar e executar suas ações para a manutenção destas áreas especiais. Ele ressalta que "o desmatamento nestas áreas protegidas é proibido, mas verifica-se a cada ano um incremento nos desmates ilegais".

           

Fonte: Ascom/CTO-PV/SIPAM