Sipam e Sema elaboram plano de trabalho

Três focos de ação foram estabelecidos na reunião: prevenção às queimadas, planejamento territorial e recuperação de matas ciliares

sema_-_plano_de_trabalho_10_julho_2008.jpg

Técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Acre (Sema) estiveram em Porto Velho nos dias 9 e 10 para traçar as ações de um plano de trabalho conjunto com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). Das reuniões, três focos de ação foram estabelecidos – prevenção às queimadas, planejamento territorial e recuperação de matas ciliares. As atividades dentro de cada ação já têm cronogramas definidos.

O Centro Técnico e Operacional (CTO) de Porto Velho – unidade do Sipam que abrange Acre, Rondônia e Mato Grosso – dará apoio e fará a articulação institucional entre os órgãos públicos federais para a formação do Comitê de Prevenção às Queimadas no Acre. A articulação com os órgãos estaduais acreanos ficou a cargo da Sema. O Sipam se comprometeu a repassar a metodologia que utiliza para a análise dos focos de calor registrados pelos satélites de monitoramento. O Acre também receberá quinzenalmente um boletim do clima, incluindo informações sobre os focos de calor registrados a cada período.

O CTO de Porto Velho também fará capacitação de gestores públicos para que eles possam trabalhar o planejamento territorial usando as informações disponibilizadas pelo programa SipamCidade, que reúne vários bancos de dados sobre cada município. Em setembro, técnicos da Sema/AC receberão a capacitação. Em novembro, funcionários de doze municípios acreanos serão capacitados.

Para a recuperação de bacias hidrográficas, o Sipam repassará a metodologia utilizada para o reflorestamento de áreas degradadas nas margens dos rios, além de fornecer capacitação para os técnicos acreanos. Imagens de alta resolução também serão fornecidas à Sema para que façam a identificação das áreas prioritárias para o reflorestamento, bem como o acompanhamento da recuperação ambiental.