Técnicos e produtores rurais do Amazonas participam de intercâmbio no Acre

Políticas de valoriação ambiental e de fomento à produção foram apreserntadas durante encontro

dsc00609.jpg

Produtores rurais do Amazonas em momento de confraternização na sede da Seaprof (Foto: Beto Oliveira/Secom)

dsc_0128.jpg

Visitantes conheceram ainda experiências com criação de frangos vendidos para o complexo Agroindustrial de Brasiléia (Foto: Angela Peres/Secom)

As estratégias adotadas pelo Governo do Estado em parceria com agricultores para o fortalecimento das cadeias produtivas e de fomento à agricultura familiar foram apresentadas aos técnicos e produtores rurais do Amazonas. Durante uma semana eles percorreram sete municípios acreanos conhecendo os projetos em curso de preservação ambiental e de empreendimentos que vêm obtendo resultados satisfatórios, como por exemplo, o Complexo Agroindustrial de Brasiléia.

O intercâmbio começou em Rio Branco com a visita dos técnicos e produtores às Cooperativas dos Agricultores e Pecuaristas da Regional do Baixo Acre e Central de Comercialização Extrativista do Acre. Os visitantes conheceram ainda as experiências desenvolvidas na área de assistência técnica nos projetos de assentamentos Espinhara, Dom Moacyr, Tocantins e Humaitá. Nestes locais, eles puderam trocar experiências e ouvir depoimentos de produtores acreanos que investem na produção sem uso do fogo há alguns anos com o apoio do Governo do Estado.

A agenda de visitas incluiu ainda a Cooperativa Bom Destino, Grupo Novo Ideal, Museu Chico Mendes, Feira de Produtos Orgânicos de Rio Branco e o Complexo Agroindustrial de Brasiléia. De acordo com a gerente de convênios do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Eda Maria Oliva, o intercâmbio é uma das modalidades de capacitação mais eficientes, por possibilitar a troca de experiências.

“Nossos técnicos e produtores rurais conversaram com os agricultores daqui, buscaram informações, trocaram sementes. A escolha do Acre foi em razão do trabalho que o Governo do Estado vem desenvolvendo em relação a questão ambiental, com recuperação de florestas e parceria com os assentados”.

{xtypo_quote_left}Percebi aqui a vontade do governo em investir no pequeno produtor, de maneira que ele pode sobreviver sem desmatar e produzir sem queimadas. Vamos levar isso como exemplo.
Francisco de Assis, produtor rural{/xtypo_quote_left}O produtor rural Francisco de Assis é de Rio Preto da Eva, ele foi um dos que participaram do intercâmbio. Francisco conta que o mais lhe chamou a atenção foram as técnicas utilizadas nos Pólos Agroflorestais para trabalhar sem o uso do fogo. “Percebi aqui a vontade do governo em investir no pequeno produtor, de maneira que ele pode sobreviver sem desmatar e produzir sem queimadas. Vamos levar isso como exemplo”.

Para o secretário de Extensão Agroflorestal e de Produção Familiar, Nilton Cosson, a vinda representantes amazonenses consolida as políticas públicas, mostrando que as experiências podem servir como referência para outros Estados. “Isso mostra que estamos trabalhando a partir da concepção de que é possível aliar desenvolvimento e produção, sem degradação ambiental e com geração de renda”, disse o secretário. A representante da Seaprof que acompanhou a comitiva amazonense durante todo trajeto, Madalena Abreu, salientou a importância do intercâmbio para os dois Estados. “O contato de produtores rurais de diferentes localidades é importante para reunir experiências exitosas”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter