Dança

Teatro Barracão oferece aula de dança cigana para a comunidade

Os encontros acontecem durante dois meses, às segundas-feiras, das 18h às 19h

Longe do centro da cidade, mas muito próximo da comunidade: assim é o Teatro Barracão, recentemente revitalizado e diariamente dando oportunidades a muita gente, em especial, àqueles que residem em seu entorno, na Baixada do Sol, no bairro Sobral. E é lá que, desde segunda, 23, com o apoio do governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour, todo mundo pode chegar para prestigiar as aulas de dança cigana.

Ministradas pela professora Paula Santos, as aulas serão realizadas durante dois meses, todas as segundas-feiras, das 18h às 19h, no Barracão Foto: Edson Brunno

Ministradas pela professora Paula Santos, as aulas serão realizadas durante dois meses, todas as segundas-feiras, das 18h às 19h, no Teatro Barracão Matias. “A dança cigana, mundialmente conhecida, ainda é pouco prestigiada aqui no Acre”, afirmou ela, que quer ir além dos movimentos corporais. Eu quero apresentar pra comunidade mais do que a dança, e sim a cultura e a história desse povo”, disse.

Alinhada ao atual plano de governo, a Fundação Elias Mansour está revitalizando mais que os espaços culturais. “Mais importante que revitalizar esses espaços, nós queremos revitalizar o uso desses espaços. Essa oficina é uma parceria. A Paula tem o saber e a disponibilidade, nós temos o espaço e uma equipe pronta para ajudar na divulgação desse trabalho”, diz Manoel Pedro, presidente da FEM.

Paula estava procurando um lugar que estivesse liberado quando ela tem disponibilidade, por conta do horário do trabalho. Assim, procurou apoio junto à FEM. “O Barracão está sempre de portas abertas para receber artistas, atores culturais e todos que estejam buscando primeiramente o que nós buscamos prioritariamente: prover o povo com arte e cultura”, disse  Marcos Lopes coordenador do Barracão.

Segundo Paula, ainda que aparentemente direcionada ao público feminino, o único pré-requisito é a faixa etária, a partir dos cinco anos. “Até as crianças podem participar. A partir dos cinco anos de idade, basta ter vontade e estar disposto a vestir uma saia”, disse. Para quem não puder estar presente na primeira aula, a professora diz não ser impedimento para ir na aula seguinte. Não sei como vai ser a presença do público, mas quem quiser e não puder ir, é só chegar na semana que vem”, frisou Paula Santos. As inscrições poderão ser feitas até esta sexta-feira, 27.