Técnicos da Secretaria de Produção e Agronegócio visitam propriedades rurais

A Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) iniciaram no dia 9 de abril o diagnóstico de campo dos beneficiários do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre – PDSA fase II nos municípios de Rio Branco, Senador Guiomard e Bujari.

De acordo com a engenheira agrônoma Éllen Albuquerque Abud o objetivo do diagnóstico é a verificação da situação atual dos Planos de Gestão do programa.

Produtores repassam informações sobre a produção local (Foto: cedida)

Os técnicos dos escritórios locais realizam esse trabalho em campo a partir da aplicação de um formulário com as informações do produtor e da propriedade. Nos casos dos Planos de Gestão voltados para a fruticultura, serão verificados se cada produtor implantou dois hectares de consórcio de frutíferas (acerola, maracujá, graviola, açaí) e florestais (castanha e seringueira).

Durante as visitas técnicas, os produtores falam sobre as dificuldades de escoamento da produção, comercialização, acesso ao crédito rural e Assistência Técnica Rural (Ater). Todos os dados serão repassados para o Núcleo de Monitoramento da secretaria com a proposta de organizar e orientar as ações em um banco de dados e encaminhar os problemas a serem analisados e sanados pelo corpo técnico do Departamento de Produção e Agronegócio.

“Com isso será identificado os entraves e gargalos para melhorar a produção da agricultura familiar, conforme definitivo no plano de governo de Gladson Cameli”, enfatizou a engenheira agrônoma.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter