Termina greve dos bancários no Acre

Bancos privados já atendem a partir de hoje. Públicos reabrem nesta quinta-feira

A greve dos bancários terminou nesta quarta-feira com os funcionários dos bancos privados de volta ao trabalho nas agências do Bradesco, HSBC, Itaú e Real. Nesta quinta-feira é a vez de os servidores do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal retornarem às agências, que abrirão em horário normal de atendimento. Somente os funcionários do Banco da Amazônia não decidiram pelo fim da greve e reúnem-se hoje às 16 horas para discutir se acatam ou não a decisão do comando nacional. A paralisação dos bancários começou no fim do mês de setembro e durou 15 dias, sendo considerada a maior dos últimos dez anos.

Mesmo sem conseguir o reajuste reivindicado – 11% -, os bancários optaram em seguir a orientação da organização nacional do movimento e aceitaram os 7,5% oferecidos à categoria. Eles receberam ainda a garantia de pagamento da PLR, variável entre o setor público e o privado, aumento do valor do ticket-refeição e auxílio-creche e a criação de um comitê para dar encaminhamentos em casos de conflitos originados no ambiente de trabalho com ações de prevenção ao assédio moral.

A presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Elmira Andrade, diz que, mesmo não atingindo o índice pretendido, a negociação foi considerada satisfatória. "Decidimos acatar o comando nacional e suspender a paralisação. Estamos prevendo que não haverá uma grande demanda nesses primeiros dias porque houve atendimento de 30% previsto em lei e o serviço oferecido pelas casas lotéricas e o autoatendimento", ressalta.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter