Terremoto registrado no Peru é sentido no Acre

Epicentro do tremor aconteceu a 80 quilômetros da cidade peruana de Pucallpa, na fronteira com o Brasil

abalos_sismicos_foto_gleilson_miranda_03.jpg
abalos_sismicos_foto_gleilson_miranda_05.jpg

Pessoas que trabalham em prédios na região central de Rio Branco ficaram assustadas com o tremor e evacuaram os locais (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Um tremor de terra registrado no norte do Peru, com magnitude 7 graus na escala Richter, foi sentido no Acre, principalmente nas cidades de Cruzeiro do Sul, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, próximas à fronteira com o país andino, e na capital Rio Branco. O fato aconteceu no início da tarde desta quarta-feira, 24.

O pesquisador da Universidade Federal do Acre (Ufac), Alejandro Duarte, explica que na universidade não há sismógrafo (aparelho que identifica a intensidade de abalos sísmicos), mas ele conta que acompanha os registros desse fenômeno por meio do site do Serviço Geológico dos Estados Unidos.

De acordo com o Serviço Geológico dos EUA, o terremoto aconteceu a 210 quilômetros de Cruzeiro do Sul, ao norte do Peru e cerca de 80 quilômetros da cidade peruana de Pucallpa.

Tremor assusta acreanos

Os funcionários que trabalhavam em prédios na região central de Rio Branco foram os que mais sentiram os reflexos do tremor de terra. Relatos dão conta de que trabalhadores da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e do Palácio das Secretarias esvaziaram as salas visivelmente assustados. Funcionários de agências bancárias também deixaram suas salas nos prédios para aguardar o fim do tremor nas calçadas.

“Desci as escadas do quinto andar ao térreo apavorada. Quem estava nos andares superiores ao segundo piso foram os que mais sentiram o prédio balançar”, disse uma servidora da Sesacre.
 
Segundo informações, Cesarina de Araújo, servidora da Secretaria de Saúde, precisou ser encaminhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Pronto-Socorro porque o susto lhe causou taquicardia. O Corpo de Bombeiros vistoriou o edifício da Sesacre e liberou o retorno dos servidores às atividades. Mas os trabalhos de vistoria continuarão em outros prédios para garantir a segurança da população.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter