Tião Viana dá posse a 307 novos servidores efetivos da saúde pública do Acre

“O Brasil inteiro parado, sem contratar e chamar novos profissionais e nós aqui no Acre contratamos mais de 12 mil só em minha gestão”, disse o governador (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O Teatro Plácido de Castro ficou lotado na tarde desta quarta-feira, 11, quando o governador Tião Viana deu posse a 307 novos servidores públicos efetivos que farão parte da área de saúde do Estado. Com essa posse, o governador comemora a marca de 12 mil contratações – entre efetivos e temporários -, por meio de concursos públicos, só em sua gestão, sendo mais de 600 este ano.

Os novos servidores da Secretaria de Estado de Saúde  (Sesacre) atuarão nas cidades de Rio Branco, Brasileia, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Bujari, Acrelândia, Cruzeiro do Sul, Feijó, Rodrigues Alves, Senador Guiomard, Tarauacá, Porto Walter e Plácido de Castro.

Entre os profissionais empossados estão auxiliares e técnicos de saúde bucal, técnicos em enfermagem, enfermeiros, radiologistas, condutores de ambulância, assistentes sociais, biomédicos, fisioterapeutas, educadores físicos, farmacêuticos, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, odontólogos, endodontistas, químicos, contadores e economistas.

Para Tião Viana, é uma conquista da saúde pública do Acre, com melhorias de atendimento para a população. “O Brasil inteiro parado, sem contratar e chamar novos profissionais, e nós aqui no Acre contratamos mais de 12 mil só em minha gestão. É um sacrifício a mais de R$ 12 milhões por ano para os cofres do Estado, mas uma necessidade, porque temos o compromisso com a vida humana e a saúde pública”, disse.

Amor e dedicação

Emocionada, Jocylene de Souza (E), enfermeira há 16 anos, conta que tem prazer em fazer parte da Secretaria de Saúde (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Enfermeira que já serviu ao Estado e aguardando com ansiedade a chamada do concurso, Jocylene de Souza ficou emocionada por finalmente ter sua posse. “É um sentimento de felicidade e muita gratidão. Estou no serviço há 16 anos e agora estou feliz por retornar a família Sesacre. Tenho prazer no que eu faço e o sentimento é mais forte ainda por ter um trabalho com estabilidade”, conta.

Já a fisioterapeuta Fabiana Martins, que fez questão de levar a família para a posse, pontua: “É uma conquista muito grande. Foi um processo longo e demorado, mas, na situação que o país se encontra, nosso Estado faz essa convocação, dando estabilidade profissional para as famílias, então é muita alegria”.

Segundo o secretário de Saúde, Gemil de Abreu Júnior, para a Sesacre já foram convocados mais de 2.300 novos servidores na gestão de Tião Viana. “O Acre tem crescido, deixado um legado e dado oportunidades. E só quem ganha com isso é a população do estado.”

A posse ainda contou com o apoio parlamentar dos deputados estaduais Jenilson Leite, Heitor Júnior e Raimundinho da Saúde, além do deputado federal Leo de Brito, que lembrou que, só em emendas da bancada federal para a saúde do estado, o Acre já recebeu R$ 35 milhões.

No Juruá

Enquanto a solenidade ocorria na capital, o governo também empossava os servidores em Cruzeiro do Sul. A posse dos 43 profissionais foi conduzida pela secretária de Gestão Administrativa Sawana Carvalho.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest