Tião Viana entrega Centro Especializado em Reabilitação com homenagem ao Padre Paolino Baldassari

O Lago do Amor, localizado às margens da BR-364 em Rio Branco, além de estar ao lado do Instituto Estadual de Neurocirurgias, Traumatologia e Reabilitação (Into), ganhou na manhã desta quarta-feira, 3, um novo espaço de saúde, o Centro Especializado em Reabilitação Frei Paolino Baldassari (CER III), num investimento de mais de R$ 6 milhões entre obra e equipamentos.

Governador inaugurou complexo destinado à reabilitação de pacientes (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Inaugurado pelo governador Tião Viana, o espaço de 1.400 metros quadrados de área construída vai agora unificar em um só lugar e ampliar consideravelmente os diferentes atendimentos terapêuticos de reabilitação para crianças e adultos com deficiência visual, auditiva ou intelectual. A expectativa é que o CER III realize cerca de 500 atendimentos mensais.

“Essa é uma obra que alegra nosso coração. Este é um local de milhares de pessoas que precisam de proteção do Estado com acompanhamento regular. Aqui os cegos, surdos e pessoas com o espectro intelectual que não é o do cotidiano terão oportunidade de um acompanhamento especializado neste ambiente que pode ter entre 50 a 100 funcionários”, destaca o governador Tião Viana.

O Centro Especializado em Reabilitação vai contar com salas de orientação, uso funcional e mobilidade, salas de adaptação, terapia da fala e audiometria, laboratórios de prótese ocular, consultórios de neurologia, oftalmologia e otorrinolaringologia, salas de triagens e estimulação precoce, contemplando ainda oito atendimentos terapêuticos voltados para o público infantil, além de dormitório, cozinha e refeitório para o bem estar dos servidores.

O secretário de Saúde, Rui Arruda, completa: “Esses atendimentos hoje são realizados em algumas unidades e agora nós vamos trazer tudo aqui para o CER III com a ampliação dos serviços. Vamos atender com mais qualidade, acessibilidade e contendo todos os profissionais reunidos”.

Após ter sofrido uma queda de cavalo, Emilson Silva Farias se tornou cadeirante, com movimentos bastante limitados. Necessitando de atendimentos de reabilitação, ele precisou ser atendido fora do estado. Agora, paratleta de bocha, ele comemora a criação do CER III e o apoio que todos os deficientes poderão ter no próprio Acre, junto ao leito familiar.

“Para nós deficientes isso aqui é bom demais, porque a gente precisava viajar pra fora pelo TFD [Tratamento Fora de Domicílio] e o gasto era enorme. Então agora, ao invés de ficar viajando, sofrendo em avião, vamos poder vir pra cá”, conta Emilson.

Padre Paolino

O Centro Especializado em Reabilitação recebe o nome do padre Paolino Baldassari, da Ordem dos Servos de Maria, da paróquia de Sena Madureira. Falecido em 2016, o italiano de nascença, acreano de coração e sena-madureirense por escolha, padre Paolino Baldassari estendeu sua liderança para além das fronteiras espirituais e defendeu em vida, e com muita garra, a floresta amazônica.

Amigo sempre presente, o governador Tião Viana costumava chamá-lo de “um santo vivo”, em nome de seus feitos e de uma vida inteira dedicada, sobretudo, aos mais humildes e desamparados.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter