emancipação política

Tião Viana prestigia aniversário de 108 anos de Brasileia

Em uma noite de festividades e desfile cívico, o governador Tião Viana prestigiou o aniversário do município de Brasileia nesta terça-feira, 3. Com um grande público presente, o ato teve como anfitriã a prefeita Fernanda Hassem e contou com a presença de autoridades federais, militares, os prefeitos vizinhos, além da deputada estadual Leila Galvão.

O governador lembrou, em sua fala, de suas raízes, em especial de seu pai, nascido em Brasileia. Ele considerou um momento único em sua administração, poder prestigiar o aniversário da cidade onde viveu parte de sua infância. “Brasileia é tida no meu coração como uma cidade de pessoas trabalhadoras, que lutam muito e que têm amor pelo Acre. Estou aqui abraçando essa comunidade que acredita no futuro do nosso estado”, declarou.

Fernanda Hassem agradeceu a presença de Tião Viana e lembrou do apoio que recebe do governo do Estado na condução das políticas públicas e melhorias que a cidade está recebendo. Emocionada, ela demonstrou em palavras o carinho que todos os participantes do desfile tiveram. “Finalizamos nossas comemorações com este ato de amor à cidade, aqui cantamos o hino com muita força e com muito amor, mostramos a paixão que a gente tem pelo município”, destacou Hassem.

A deputada Leila Galvão comentou que “é muito gratificante estar presente nesta festa e ver a nossa cidade cada vez mais feliz, alegre, com uma boa administração. É isso que o povo deseja”, disse. A festa com escolas e instituições como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiro e Exército Brasileiro celebra a união e orgulho dos moradores de Brasileia.

“Estou aqui abraçando essa comunidade que acredita no futuro do nosso estado”, declarou o governador Tião Viana, na foto, ao lado da prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Políticas públicas

Entre as políticas públicas que o governo do Estado está realizando nos últimos anos no município, está o fortalecimento da agricultura familiar e do fomento à industrialização, formando um arranjo econômico diversificado e com inclusão social.

O complexo industrial Dom Porquito, por exemplo, é fruto da parceria público-privada-comunitária, que beneficia pequenos, médios e grandes produtores de suínos. A cadeia produtiva foi estimulada pelo governo, enquanto a indústria gera 600 empregos diretos no município. Já a Acreaves está há oito anos atuando no mercado de frangos no estado. Mais de 15 mil frangos são abatidos por dia.

No setor produtivo, há ainda forte investimento em produtos florestais, como castanha, borracha e mel de abelha. Ainda nesta terça-feira, o governador Tião Viana assinou a ordem de serviço para melhoria de ramais dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes para fortalecer o manejo dessa produção sustentável.

Em Brasileia, o governo do estado implementou também uma escola de ensino integral, a Kayrala José Kayrala. Com isso, dá uma oportunidade para tantos jovens construírem seu projeto de vida em um ambiente de cultura e educação.

A Secretaria de Comunicação do Estado e a Fundação Aldeia também fizeram parte das comemorações. A Rádio Aldeia FM de Brasileia transmitiu toda a solenidade ao vivo pela primeira vez, levando o sentimento de alegria para todo o mundo pela internet e até às comunidades rurais.