Trabalhadores da área da saúde e usuários se preparam para conferência estadual

Pâmela Freitas
15.04.2019 16:06
Atualizado 15.04.2019 às 16:06

Conferências municipais de saúde (Foto: cedida)

O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado Saúde (Sesacre), e Conselho Estadual de Saúde realizaram encontros municipais preparatórios para a 8ª Conferência Estadual de Saúde, no período de 27 de março a 12 de abril, em todo o Acre.

A Sesacre disponibilizou equipe de suporte: relatoria, palestrantes e conselheiros no acompanhamento para as conferências municipais, que atenderam as normativas do regimento da 16ª Conferência Nacional que será realizada de 4 a 8 de agosto em Brasília.

“A dinâmica da conferência se dá em quatro momentos: a abertura oficial, as palestras, construções de propostas e a escolha dos delegados para representação na Conferência Estadual”, destaca Agostinho Sousa, conselheiro estadual de saúde.

Todos os 22 municípios acreanos participaram das atividades que têm por objetivo debater a saúde como direito, a consolidação e a necessidade da garantia de financiamento adequado e suficiente para o Sistema Único de Saúde (SUS); avaliar a situação e elaborar propostas a partir das necessidades de saúde.

Foram contemplados durante os 17 dias de atividades, os gestores e trabalhadores da área de saúde e os usuários. “O apoio da Sesacre foi fundamental para a realização das atividades, no deslocamento de palestrantes. Houve um empenho na estruturação e apoio logístico”, afirma Agostinho Sousa.

Conferência Estadual

A etapa estadual da conferência ocorre nos dias 4, 5 e 6 de junho, seguindo o mesmo tema central “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

“Na fase estadual só participam os 200 delegados e conselheiros eleitos durante a fase municipal, onde será trabalhada a aprovação das propostas realizadas na etapa municipal”, conclui Sousa.