Tratado de Petrópolis é o tema do programa Dois Dedos de Prosa desta segunda-feira

Binho Marques destaca as 106 obras que serão entregues em novembro em comemoração à data

assis_brasil_foto_sergio_vale_29.jpg
mancio_lima_foto_gleilson_miranda_021.jpg

Principal Avenida de Assis Brasil (acima) e de Mâncio Lima (abaixo) estão entre as 106 obras que serão entregues pelo Governo do Estado

No Programa “Dois Dedos de Prosa” desta segunda-feira, 16, o governador Binho Marques fala sobre a programação do aniversário do Tratado de Petrópolis, comemorado no dia 17 de novembro. “O Acre que lutou para ser Brasil, só se confirmou depois do Tratado de Petrópolis. Então, estamos preparando realmente uma comemoração em alto estilo”.

Durante o mês de novembro, o Governo do Estado irá inaugurar 106 grandes obras simbolizando cada ano do Tratado de Petrópolis. Binho destaca ainda que não são quaisquer obras, e sim ações de impacto, como o início do curso de formação de novos 600 novos policiais. O que representa um aumento de 30% no efetivo da PM.

Ouça aqui o programa.

As ações são em todas as áreas e o volume de recursos é extraordinário, de acordo com o governador, são R$ 146 milhões em obras. Binho lembra ainda que o mês de novembro será pequeno para tantas inaugurações. “Nós vamos nos distribuir, eu o vice César Messias, os secretários, os deputados também vão me ajudar, no sentido de podermos estar presente, pelo menos nas mais importantes”.

Na educação, por exemplo, serão entregues mais nove escolas. Destas quatro foram completamente construídas. “Não dá para inaugurar todas, então, simbolicamente nós vamos inaugurar uma delas”. Outra novidade na educação é a implantação de sete centros de Educação Permanente no interior. Os Pólos de Educação a Distância serão inaugurados em Cruzeiro do Sul, Xapuri e Brasileia.

As obras de infraestrutura também estão entre as 106 obras que comemoraram os 106 anos do Tratado. Será inaugurada a duplicação da AC 40 Rio Branco – Senador Guiomard. “Ficou uma obra maravilhosa. E para comemorar em grande estilo terá um grande show com Chitãozinho e Xororó”. Neste período serão entregues 93 quilômetros de ramais asfaltados, que irão garantir o escoamento da produção. Além disso, as obras de urbanização das avenidas principais de Mâncio Lima e Assis Brasil também serão entregues neste mês.

E quem mora no Juruá pode acompanhar a reinauguração do Teatro dos Nawas, que foi totalmente reformado e equipado.
Binho enfatizou ainda que o mês de novembro será especial para mais 1036 famílias em praticamente todos os municípios do Acre com a chegada do Luz para Todos. “São pessoas que viviam na escuridão e agora estão recebendo a luz, é claro que isto, é um investimento muito alto, é uma parceria fundamental com o Governo federal, o Presidente Lula quando bolou esse programa com a Ministra Dilma, realmente pensou em um programa para todos”.

O governador falou também das melhorias no sistema de saúde, com a inauguração de vários hospitais, e das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), e das ações voltadas para o fomento das cadeias produtivas no Estado.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter