Valorização

Treinamento em habilidades sociais é oferecido a servidores do Sistema Penitenciário

Uma parceria recém firmada entre o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e a Faculdade da Amazônia Ocidental (Faao) tem possibilitado aos servidores penitenciários participar de treinamentos em habilidades sociais. Semanalmente um total de 21 servidores se reúnem no Núcleo de Psicologia da Faculdade para participar de reuniões que auxiliam no desenvolvimento e aprimoramento dessas habilidades.

A iniciativa partiu do Núcleo de Apoio ao Servidor Penitenciário (Nasp), setor responsável pelo acompanhamento biopsicossocial dos colaborares do Iapen. A coordenadora do espaço, Adriana Maia, explicou que a parceria potencializa os serviços de atenção à saúde dos servidores.

“Com essa união, nós criamos uma nova cultura de atuação dentro do Sistema Penitenciário. O serviço especializado e a atenção dispensada não são realizados apenas de forma individual, mas também, através de grupos terapêuticos. Isso é muito importante, porque o grupo permite alcançar um maior número de pessoas”, disse.

Os grupos são dirigidos por alunos do 4º e 5º ano, além de uma psicóloga recém-formada (Foto: Elenilson Oliveira)

Supervisora de estágio e coordenadora do projeto dentro da Faao, a psicóloga Normélia Pinho, explicou que o treinamento em habilidades sociais tem dois principais objetivos. O primeiro objetivo é aprimorar aquelas habilidades que já foram adquiridas ao longo da vida dos participantes e o segundo é ensinar aquelas que ainda não foram adquiridas pelos sujeitos.

Pinho disse, ainda, que essas habilidades são aquelas que os indivíduos aprendem no convívio diário com o outro e que possibilitam o bom relacionamento interpessoal. “Ocorre que durante o nosso desenvolvimento, nem sempre conseguimos desenvolver bem ou aperfeiçoar as nossas habilidades. Quando isso acontece, nos tornamos adultos com déficit em algumas delas e isso pode acarretar dificuldades nos relacionamentos de toda natureza”, afirmou.

Os grupos são dirigidos por alunos do 4º e 5º ano de psicologia da Faao, além de uma psicóloga voluntária, recém-formada pela instituição. As reuniões acontecem uma vez por semana sob a supervisão da orientadora de estágio e visam alcançar servidores do quadro administrativo e operacional do Iapen.

A estudante do 5º ano, Catarina Ribeiro, explicou que esta é uma oportunidade valiosa, que vai além do contato teórico, possibilitando o desenvolvimento da prática. “Tínhamos pouco conhecimento da situação desses servidores e essa é uma área de atuação carregada de particularidades. Os estereótipos criados são motivos para que eles sejam vistos com maus olhos por algumas pessoas que não entendem a situação e isso é só mais um agravante para o sofrimento deles. Então, esse trabalho será muito rico” ressaltou.