Trotes ao 190 prejudicam atendimento emergencial

Secretaria de Segurança pede apoio dos pais para orientação dos filhos no combate a esse crime

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Governo investe em tecnologia e melhores condições de trabalho para atendimento de emergência no Ciosp
(Foto: Nonato Souza/SESP)

O Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) é o setor de atendimento emergencial que a segurança pública oferece aos cidadãos que precisam das polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Ciatran, Defesa Civil e demais instituições de segurança do Estado. O Governo do Estado tem investido em tecnologia e capacitação dos recursos humanos para que o atendimento à população seja eficiente e no menor espaço de tempo possível.

Na área operacional, o centro ganhou nova estrutura física. Mudou-se do quartel da Polícia Militar para o Palácio das Secretarias. Móveis modernos, equipamentos de última geração e assentos adaptados aos atendentes proporcionam conforto nas jornadas de trabalho. O sistema operacional conta com possantes câmaras de vídeo que monitoram os principais pontos da área central da cidade, identificando o infrator e condicionando uma rápida intervenção policial quando necessário.

O coordenador de operações do CIOSP, Major – PM Atahaulpa, considera o Ciosp, o cérebro do sistema integrado de segurança pública e pelo qual a população tem contato direto com a segurança pública do Estado. No entanto se queixa do alto número de ligações indevidas, especialmente os trotes, fato que prejudica a todos, em especial a própria população.

"Apesar das campanhas educativas, de esclarecimento e de repressão, os trotes continuam aumentando", diz Atahaulpa. De acordo com o oficial, em maio deste ano foram atendidas 46 mil 387 ligações. "Deste total 21,63% foram trotes. Esse número corresponde a 11 mil, 103 ligações", afirma. Em maio do ano passado o número de ligações atendidas foram 43 mil 970, sendo 20,70% de trotes, correspondente a 11 mil 115 ligações.

Essa quantidade de trotes já obrigou a direção do CIOSP criar um setor exclusivo para tratar do assunto. Os números são todos identificados e gravados. Os reincidentes recebem ligações de volta com pedido de orientação às crianças sobre o uso indevido do telefone e nos caso de adultos, advertidos sobre as implicações judiciais que podem sofrer.

O oficial Atahaulpa, disse que os trotes ocorrem com maior freqüência no horário de saídas de colégios. Lamenta que ainda existam pessoas que se divertem em prejudicar um serviço emergencial, ignorando a possibilidade de uma pessoa da própria família correndo o risco de ser prejudicada por sua irresponsabilidade.

"Quando perdemos tempo atendendo um trote, deixamos na fila de espera outros usuários em situação de risco ou emergencial. É uma questão muito séria e para combater, precisamos da compreensão das famílias em orientar as crianças e mesmo dos adultos que se utilizam desde tipo de diversão".

Por fim o major esclarece: "Outro detalhe importante a ser lembrado pela população. O CIOSP não é um serviço de informação. Muita gente nos liga querendo endereço telefônico de outras repartições. Somos um serviço de atendimento emergencial. Qualquer pessoa da comunidade pode nos visitar e conhecer o tipo de trabalho que lhes prestamos, basta apenas que essa visita seja agendada".

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