Três estudantes acreanos são finalistas das Olimpíadas de Língua Portuguesa

Iniciativa tem como objetivo estimular a escrita entre os estudantes

professora_aluna_e_diretora_da_escola_sao_jos.jpg

Caroline Freitas (no centro) recebeu apoio da professora e da direção da Escola São José (Foto: Acervo/SEE)

O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) divulgou no último dia 19, em São Paulo os nomes dos 150 finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Entre os selecionados, estão três estudantes acreanos da rede pública de ensino. Os vencedores serão conhecidos no dia 1º de dezembro em cerimônia que acontecerá em Brasília.

Tendo como tema "O lugar onde vivo", os alunos desenvolveram seus trabalhos em três gêneros textuais: Poesia, Artigo de Opinião e Memória. A idéia com o tema proposto é estimular o  aluno a mostrar a comunidade em que reside, refletindo sobre seus problemas e expressando suas opiniões.

Com o título "Lá onde o vento faz a curva", a aluna Caroline Souza de Freitas, 14, colocou sua memória entre as finalistas. Estudante da escola São José, de Cruzeiro do Sul, Caroline produziu um texto onde relatou com a ajuda de uma vizinha, o cotidiano dos moradores na década de 70. " Eu queria saber como a comunidade vivia neste período para conhecer melhor o meu bairro  e minha cidade, por isso pedi ajuda a pessoas mais experientes", revela a finalista.

De acordo com a diretora da escola São José, Sernizia Correia, a classificação da estudante foi a constatação do investimento que a unidade de ensino tem realizado ao longo dos anos em projetos de leitura, escrita e compreensão textual. "Temos verificado que as olimpíadas trouxeram melhorias, principalmente na interpretação textual, mas também ela referendou um trabalho que nossa escola tem desenvolvido cotidianamente",

No gênero Artigo de Opinião, o classificado foi outro aluno cruzeirense, Abraão da Silva Lima, da escola Flodoardo Cabral. Ele produziu seu artigo com base em pesquisas de opinião sobre as vantagens e desvantagens que a construção da BR 364 trará para Cruzeiro do Sul. Já na categoria Poesia, a finalista saiu da capital. Elaine Pedroza, se inspirou nas belezas de Rio Branco. Intitulada de "Minha bela capital" a jovem faz um passeio pelos pontos turísticos, os monumentos históricos da cidade e sua riqueza natural.

Para chegar a final, os representantes acreanos passaram pelas fases escolar, municipal, estadual e regional. Em todas as etapas os estudantes e professores inscritos no concurso receberam da comissão organizadora orientação através de material pedagógico fornecido às instituições de ensino, além de oficinas textuais e de didática.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma parceria entre o Ministério da Educação, a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O objetivo é formar professores para estimular a leitura e o desenvolvimento de competências para a escrita em alunos de escolas públicas. As escolas nas quais estudam os 15 selecionados serão contempladas com laboratórios de informática, compostos por dez microcomputadores e uma impressora, além de livros para a biblioteca.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter