Usina de Arte oferece oficina de desenvolvimento de textos teatrais

Oficina de Desenvolvimento de Textos Teatrais – A Dramaturgia do Ator

A Usina de Arte João Donato investe em mais uma formação aos seus alunos. A oficina de Desenvolvimento de Textos Teatrais – A Dramaturgia do Ator pretende mostrar o processo de criação de um texto teatral, aproveitando o conhecimento e o interesse dos alunos pela dramaturgia.

A idéia central é trabalhar com os alunos na Usina, gerando por meio de várias dinâmicas textos para peças. Todas as dinâmicas servem de aprendizado para a escrita teatral e para aperfeiçoamento da relação direta entre texto-cena. Iniciando pela prática, o ofício do dramaturgo será estudado para estimular o criador-ator na formação de idéias e textos

O curso contará com o palestrante Newton Fábio Cavalcanti Moreno, autor, direto e ator. Ele nasceu em São Paulo e suas obras manifestam influências da cultura popular, herança da origem nordestina, e compreendem temas de impacto em torno do homoerotismo, tônica atemporal que transita entre o campo e a cidade.

O ator teve sua formação como ator na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), concluída em 1995. Na década seguinte, fez pós-graduação na Universidade de São Paulo (USP) – concluiu mestrado em 2003 e ingressou no doutorado em 2007. O diretor tem várias peças no currículo, entre elas Agreste, Deus Sabia de Tudo e Não Fez Nada, Os Fofos, O Maligno Baal.

Oferecido pela Usina de Arte João Donato, em parceria com a Fundação Elias Mansour (FEM), o curso teve início dia 2 e vai ate 13 deste mês.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter