Uso e conservação da água é tema de curso de capacitação

Qualificação faz parte do processo de elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos 

dsc00035.jpg

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a WWF-Brasil e a GTZ, realiza amanhã o lançamento do 1° Módulo do Curso de Capacitação em Recursos Hídricos para o Desenvolvimento do Plano Estadual de Recursos Hídricos. O evento acontece às 18h30, no auditório da Biblioteca da Floresta, com a proposta de reunir representantes do Governo Estadual, das Ongs e da sociedade civil, no sentido de dar continuidade às discussões acerca do uso racional e sustentável dos recursos hídricos.

A capacitação é um dos instrumentos que estão sendo utilizados na elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PLERH/AC). De acordo com a gerente de Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Janaina Almeida, o plano visa definir um cenário futuro desejado para os recursos hídricos do Estado, estabelecendo as prioridades de ações que venham a orientar a implementação do gerenciamento dos recursos hídricos, estabelecendo as condicionantes essenciais para o uso racional, ecológico e econômico da água nos diferentes horizontes de planejamento, permitindo dessa forma a definição das ações estratégias adequadas ao desenvolvimento do Acre.

“Nossa proposta é de que o plano seja construído com a participação de toda a sociedade para que se torne viável, buscando também gerar multiplicadores capazes de promover a gestão da água”, disse a responsável pelo departamento hídrico da Secretaria de Meio Ambiente.

Os recursos destinados à elaboração do plano são garantidos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano/SRHU/MMA, WWF-Brasil e Cooperação Alemã (GTZ).

O curso de capacitação foi dividido em cinco módulos. Nos dias 4 e 5 deste mês, as aulas serão realizadas na Unidade de Gestão dos Recursos Hídricos Acre/Iquiri, que inclui os municípios do Alto e Baixo Acre. Os participantes irão se reunir das 8 às 18 horas, no Centro Integrado de Ensino em Segurança Pública. Já nos dias 11 e 12, o primeiro módulo do Curso de Capacitação em Recursos Hídricos para o Desenvolvimento do Plano Estadual de Recursos Hídricos será ministrado na Unidade de Gestão dos Recursos Hídricos do Abunã. As datas para a realização do curso nas demais unidades ainda serão divulgadas.