V Mostra Garatuja estréia com o I Festival de Dança do Aquiry

Evento reúne as várias linguagens da dança com a apresentação de grupos do Acre, Manaus, Ceará e Rio de Janeiro

iv_mostra_garatuja_de_dana_-_24.11.07_-_firb-faao_-_gisellexl_66.jpg

Mostra acontece de 21 a 23, no Teatro Plácido de Castro (Foto: Giselle Lucena/FGB)

A Companhia Garatuja, que desenvolve projetos de artes cênicas e dança no Acre, após participar em 2004, do Dança Ribeirão, em Ribeirão Preto (SP), resolveu proporcionar aos grupos e companhias locais a oportunidade de apresentarem seus trabalhos, com o objetivo de fortalecer o movimento de dança no estado.

Com esse viés, a CIA criou a Mostra Garatuja de Dança, que em sua quinta edição inaugura em 2008, o I Festival de Dança do Aquiry, nos dias 21, 22 e 23 deste mês, a partir das 19 horas, no Teatro Plácido de Castro. A abertura do evento acontece nesta quinta-feira, 20, às 19 horas, na Concha Acústica com a apresentação de vários grupos que apresentarão ao público um repertório diverso em sua linguagem e estilo.

O projeto, além de criar um espaço para que os grupos acreanos apresentem seus trabalhos, abre para o intercâmbio com grupos de outros estados com a apresentação de grupos de Manaus, Ceará e Rio de Janeiro no Festival.

“O objetivo é divulgar novos trabalhos onde se busca maturidade de concepção, coerência da proposta e resolução coreográfica”, explica Regina Claúdia, coordenadora do projeto. O Festival agrega em sua essência o intercâmbio de conhecimentos, através da realização de oficinas. “O convite para outros grupos surgiu porque achamos que seria positivo o intercâmbio. Com essa troca podemos contribuir muito mais para o movimento de dança no Acre” afirma Regina.

Nesses cinco anos de criação, a Mostra evoluiu resultando no I Festival de Dança do Aquiry em 2008. Aquiry sugere o primeiro nome do estado do Acre. Para Regina a expectativa é bem maior do que nos anos anteriores, principalmente pela qualidade dos trabalhos.

“Nós temos um problema muito grande de técnica, e poucas academias trabalham esse processo. A dificuldade maior somos nós que colocamos. Se a comunidade da dança se agregar e caminhar junta, por mais que diferenças existam, o desenvolvimento vai ser melhor e a capacitação vai fluir” diz . “O festival já está incluído no calendário cultural da FEM e da FGB, o que mostra que as políticas públicas para dança estão se fortalecendo. Quanto mais pessoas participarem, melhor” conclui.

A V Mostra Garatuja de Dança será realizada em parceria com a Aldeia do SESC, através de uma passeata que segue até a Concha Acústica, onde acontece o evento. As apresentações encerram com o tecido circense, da manauense Yara Costa, mestra em Dança pela Universidade de Portugal, que no dia 22, sábado, apresenta um espetáculo completo de Dança Contemporânea.

O projeto é uma realização da CIA Garatuja, financiado pelo Governo do Estado, através da Fundação Elias Mansour com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, patrocínio do Banco da Amazônia, além de recursos do Fundo Municipal de Cultura, em parceria com o SESC, A Princesinha e Barriga Verde.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter