Vai começar o curso para formação de 600 PM’s no Acre

Aula inaugural será nesta quinta-feira, em Rio Branco, do curso que será voltado para formação social e técnica dos novos agentes de segurança pública do Estado

flash_formacaopm.jpgComeça nesta quinta-feira, 12, a partir das 8 horas, no auditório da FIRB/FAAO, em Rio Branco, o curso de formação para os 600 Policiais Militares aprovados no último concurso público realizado no Acre pelo Governo do Estado. A aula inaugural contará com a presença de todos os representantes do Sistema de Segurança Pública do Acre, além de instituições afins e da sociedade civil organizada.

O curso, de etapa classificatória, terá duração de 9 meses , acumulando uma carga horária de mais de 1.800 horas divididas em 56 disciplinas. Serão 50 instrutores de diferentes instituições, que irão ministrar aulas nas mais diversas áreas do conhecimento, desde a base técnica como criminalística, investigação, armamento e tiro, entre outros; além das disciplinas na área de humanas, tais como psicologia, sociologia, gestão pública, ética e direitos humanos, etc. "Ficamos mais de 3 meses trabalhando o conteúdo da proposta pedagógica do conteúdo, com apoio de várias instituições públicas", afirma Antônia Beth de Oliveira, Diretora do Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança (Cieps) – onde será ministrado o curso.

As aulas serão teóricas e práticas, e os formandos já estão contratados como "soldado-aluno". Segundo Beth de Oliveira, a partir da aula inaugural nesta quinta, os novos agentes serão automaticamente inseridos na folha de pagamento da PM e receberão a remuneração de R$ 1.200,00 durante os meses de formação, para se dedicarem aos estudos. A previsão é de que até o carnaval, eles passem pelo treinamento prático nas ruas, com aulas supervisionadas.

Ao todo são 529 homens e 71 mulheres aprovados e selecionados que irão participar dessa sexta e última etapa do concurso. Antes, eles tiveram que passar por exames de prova objetiva, prova de capacidade física, avaliação psicotécnica, inspeção técnica e investigação criminal.