Vídeo explica à comunidade em que momento deve acessar o Pronto Socorro, UPA e postos de saúde

O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, lançou nesta terça-feira, 12, um vídeo publicitário sobre quando e como buscar atendimento nas unidades de saúde do Estado. O objetivo é que a população acreana saiba diferenciar o trabalho de atendimento que é feito em cada uma das unidades e no Pronto Socorro.

Desse modo, explica para que serve a Unidade de Saúde, a Unidade de Pronto Atendimento e o próprio Pronto Socorro. O objetivo é que as pessoas não percam tempo na hora de buscar atendimento. O material foi produzido pela equipe da Secretaria de Estado de Comunicação.

As unidades de saúde, conhecidas popularmente como postos de saúde, são os lugares onde são realizadas as consultas, os curativos e toda a parte de medicina ambulatorial. E a classificação de risco é feita nas cores azul (para casos não urgentes) e verde (para casos pouco urgentes). Esses locais não são geridos pelo Governo do Estado, mas pelas prefeituras.

Já nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são realizados os primeiros auxílios de urgência e de emergência. A classificação de risco é nas cores verde (para casos pouco urgentes), amarela (para casos urgentes) e vermelha (para casos muito urgentes). Ali, são realizados atendimentos e consultas, quando for o caso.

Já no Pronto Socorro, os atendimentos são de alta complexidade, e recebe as emergências, que podem ser encaminhadas pelos postos de saúde, UPA, ambulâncias e outros hospitais. A classificação de risco muda para as cores laranja (nos casos muito urgentes) e vermelha (nas emergências), quando há risco de morte do paciente, como nos acidentes de trânsito e nas suspeitas de infarto.

Assista ao vídeo, na íntegra, abaixo

https://www.youtube.com/watch?v=lq4Hss31NHM&feature=youtu.be

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter