Vigilância em Saúde do Acre participa de reunião de Controle da Malária

A secretaria de Estado da Saúde por meio do Departamento Vigilância em Saúde do Acre participou do dia 6 ao dia 10 de maio em Brasília da 28ª Reunião de Avaliação do Programa Nacional de Controle da Malária na Região Amazônica do Ministério da Saúde. O Acre foi representado pela chefe do departamento de Vigilância em Saúde, Glória Nascimento, o técnico do Programa Estadual da Malária, Dorian Jinkins e a coordenadora do setor de Endemias do Laboratório Central de Saúde Pública, Lucineide Valentin.

Na oportunidade, Jinkins apresentou a situação epidemiológica da malária no Acre entre os anos de 2018 e 2019; Quais intervenções de controle vetorial estão sendo utilizadas no Estado; Qualidade do diagnóstico e sistema de monitoramento da malária; Metas pactuadas pelo estado e seus resultados.

Profissionais de Vigilância em Saúde representaram o Acre em Brasília (Foto: cedida)

A reunião contou ainda com palestras e debates sobre expansão das medidas de prevenção e controle da malária e planejamento das ações de controle da doença, e representantes do Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Groso, Pará, Roraima e Rondônia.

Além dos gestores dos Programas Estaduais de Malária, participam das discussões do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (COnass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Conselhos Estaduais dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems) , Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI’s) e Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen).

Malária no Acre

Os casos de malária registrados no Acre apresentaram redução de 65,01% no primeiro quadrimestre de 2019, em relação ao mesmo período do ano passado. Em todo o Estado foram 4.099 casos da doença este ano, contra os 11.743 casos registrados no ano passado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter