Meio Ambiente

Viveiro da Floresta distribui mais de 5 mil mudas de plantas na Expoacre

Uma grande quantidade de pessoas lotou o estande do Viveiro da Floresta no Espaço Agroflorestal da 46ª edição da Expoacre, na tarde deste domingo, 4. O motivo foi a distribuição de mudas de diversas espécies de plantas regionais.

No local foram distribuídas 5.170 mudas de espécies madeireiras e frutíferas, como copaíba, mogno, seringueira, cupuaçu, cacau, banana e abacaxi. A visitante Raimunda Nonata Pinto, que estava de passagem pelo espaço, resolveu parar e pegar algumas mudas. “Eu peguei hoje ipê e castanheira para o meu marido plantar na nossa colônia. Eu estava só visitando e resolvi entrar na fila. Como eu não tinha essas plantas em casa, resolvi levar”, disse.

Mudas de espécies madeireiras e frutíferas foram entregues no local Foto: Mardilson Gomes

A chefe do departamento de silvicultura da Secretaria de Estado Meio Ambiente (Sema), Tayna Neri, explicou que o viveiro trabalha com o cultivo de diversas mudas florestais. “Basicamente a nossa produção é para atender os programas da secretaria e parte dessa produção a gente faz doação para o público em geral”, afirmou.

Ela ressaltou que boa parte da população não conhece o trabalho do Viveiro da Floresta e  com o espaço na feira é possível apresentar a diversidade da produção. “Quando nós trazemos o viveiro para dentro da Expoacre, trazemos junto essa experiência onde é possível ver a quantidade de pessoas interessadas”, destacou.

Atualmente o Viveiro da Floresta atende vários projetos da Sema, como o Programa de Regularização Ambiental (PRA) e projetos da Prefeitura de Rio Branco, juntamente com projetos de arborização do Estado.