Voluntários promovem Semana da Criança no Cacon

Pacientes do Hospital do Câncer ganham programação especial

Um grupo de amigos se uniu para fazer a diferença na vida dos pacientes em tratamento de câncer, levando alegria à vida das crianças. O grupo Coração Solidário reúne em torno de 40 voluntários e fez uma grande mobilização para que a semana que antecede o Dia das Crianças fosse especial no Hospital do Câncer (Cacon).

O grupo é coordenado por Maria Lúcia de Oliveira Carvalho e foi fundado há um ano, junto com o Hospital do Câncer. "O nosso trabalho é complementar às ações do Cacon. Nosso objetivo é trazer alegria para as crianças, tentando minimizar os transtornos causados pela doença, tentando reanimá-lo e ajudando a encontrar forças para enfrentar o tratamento", disse, Lucinha, como é conhecida a coordenadora.

Esta semana as crianças tiveram uma programação especial, com participação de artistas plásticos, grupo do Centro de Multimeios da Prefeitura, entre outras atividades. "Para nós o resultado deste trabalho é a alegria, a satisfação dos pacientes, que mesmo em momentos de dor conseguem se distrair um pouco. Nossa dedicação é capaz de tirar o paciente do tratamento e fazê-lo voltar a sonhar", comentou.

dia_da_crianca_unacon__5.jpgSocorro Costa é uma das voluntários. Está no grupo Coração Solidário desde a fundação. "O retorno que nós recebemos é a felicidade das crianças. Saber que nós estamos fazendo a nossa parte e que fazemos a diferença na vida de alguém".

Reflexos no tratamento – O trabalho do voluntariado tem reflexos direto sobre a qualidade do tratamento. Marcela Gomes de Moraes, mãe da paciente Natasha, de 2 anos e 4 meses, observa as melhoras na filha. "Ela vem, faz tratamento, toma medicação e parece que nem se dá conta. Adora todas as pessoas do hospital, os voluntários e quer estar aqui todos os dias. Eu convoco as pessoas que estão em casa pra se tornar voluntário, principalmente para doar sangue. Os pacientes precisam de sangue e às vezes não tem".

dia_da_crianca_unacon__3.jpgO Hospital do Câncer atende em média 200 crianças. O trabalho do voluntariado é essencial para o bom desenvolvimento do tratamento nas crianças, segundo a oncologista pediátrica do Cacon, Dra. Valéria Pereira Paiva. "É imprescindível que as crianças sejam mantidas o mais próximo possível da normalidade, da realidade delas, para que esqueçam um pouco o tratamento, os remédios, e possam se divertir, brincar", comentou.

A semana da criança foi organizada graças a parcerias com pessoas e empresas. O grupo Coração Solidário agradece a Papelaria Globo, Biscoitos Miragina, Ruizão Distribuidora, Padaria Ideal, Associação dos Artistas Plásticos do Acre, Charmosa Modas, 7º Bec, Papelaria Escolar, Buffet Castelinho, Zortton Construção e Engenharia, Evastur, Vídeo Acre, TCE e PGE.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter